Surpreendente, você pode receber CARTEIRA DE MOTORISTA GRÁTIS, mas não sabe

Uma carteira de motorista pode ajudar o cidadão de diversas maneiras. Portanto, saiba como emitir a CNH gratuitamente.

Uma carteira de motorista pode ajudar o cidadão de diversas maneiras, inclusive a encontrar um emprego. Atualmente, o documento é essencial para diversos tipos de atividade. No entanto, o custo de se tirar uma CNH é alto, o que impossibilita a várias pessoas de obter o documento, que garante a condução de um veículo em todo o país.

Todavia, com o intuito de ajudar pessoas de baixa renda, o Governo Federal instituiu o programa CNH Social. Sendo assim, quem não tem condição de arcar com os custos relacionados a retirada do documento pode contar com um auxílio que possibilita ao cidadão, obter a sua carteira de motorista de forma gratuita.

A saber, quem oferece a CNH Social são os órgãos de trânsito, auxiliando as pessoas menos favorecidas a emitirem esse documento tão importante. Com a carteira de motorista, elas conseguem oportunidades no mercado de trabalho, podem viajar com a família, se locomover pelas cidades, enfim, são vários os benefícios.

O Governo Federal na instituição da CNH Social tem o objetivo de promover a igualdade entre os cidadãos brasileiros. No programa, são várias categorias de habilitação, que vão da A, para motocicletas, até a D, para veículos de carga. Deve-se observar que o documento pode ser obtido gratuitamente, ou com uma redução nas taxas.

CNH Social

A princípio, o programa CNH Social torna possível aos cidadãos de baixa renda, ter aulas práticas e teóricas gratuitas, de modo que ele possa obter uma boa formação. É uma oportunidade para pessoas que, normalmente, não possuem o dinheiro para participar de todo o processo para obter a carteira de motorista.

Uma questão importante a ser considerada é a de que não são todos os estados da federação a oferecerem a CNH Social. Entretanto, em muitas regiões, os governos estaduais estão se organizando para oferecer esse tipo de serviço à sua população. Atualmente é possível tirar a carteira de motorista gratuita em sete estados.

A CNH Social está disponível nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraíba, Goiás e Espírito Santo. Quem desejar se cadastrar no programa deve entrar no site do Departamento de Trânsito (Detran) de seu estado, para saber quando serão feitas as novas inscrições.

Regras para participar da CNH Social

O programa CNH Social é gratuito. Entretanto, é necessário que o cidadão esteja de acordo com algumas regras estabelecidas para obter sua carteira de motorista. Deve-se ter em mente que elas podem mudar de acordo com o estado. No entanto, algumas exigências são comuns a todas as unidades da federação.

Para participar é preciso ter mais de 18 anos, ser aluno de uma escola pública, saber ler e escrever, comprovar sua baixa renda ou situação de vulnerabilidade social. Os ex-presidiários também podem se inscrever, comprovando uma renda máxima de dois salários mínimos. Trabalhadores informais também têm direito.

Benefícios de se ter uma carteira de motorista

No momento atual, tem crescido no país o número de trabalhadores autônomos, com destaque para os Microempreendedores Individuais (MEIs), e para os motoristas de aplicativos, como o Uber e o 99, por exemplo. A saber, os profissionais que atuam no setor de transportes são obrigados a ter sua carteira de motorista.

Como o mercado de profissionais de transporte por aplicativo é bastante promissor, muitos cidadãos brasileiros veem como uma grande oportunidade de trabalho. Desse modo, através da CNH Social, essas pessoas podem se inserir nesse mercado e exercer a atividade. Portanto, os benefícios do programa são imensos.

De fato, para o cidadão obter a primeira carteira de motorista, ele precisa pagar além das taxas, as aulas de direção e teórica, que normalmente são bastante dispendiosas. Do mesmo modo, estes valores se diferenciam de acordo com os estados e a auto escola escolhida, tornando difícil obter o documento.

Carteira de motorista

Segundo o Detran de São Paulo, as taxas relativas ao exame médico, psicotécnico e de emissão da carteira de motorista, podem chegar a R$ 463,24. O cidadão pagará este valor no caso de haver uma aprovação na primeira vez que participar do processo. Estas taxas são fixas, e o aluno ainda deve pagar os serviços oferecidos pelas auto escolas para ter a CNH.

Em conclusão, o programa CNH Social deve ser implementado em vários estados do país, oferecendo à população uma chance de obter a carteira de motorista de forma gratuita. O Governo Federal sabe da importância do documento e juntos as unidades da federação irão garantir aos cidadãos os benefícios apresentados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.