Sputnik V: Saúde vai negociar compra de 39 milhões de doses com ajuda do governo da Bahia

Nesta sexta (12), o Ministério da Saúde vai negociar a compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V com ajuda do governo da Bahia. Ontem, em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ofereceu ao governo federal as doses do imunizante russo que havia negociado para atender a região Nordeste do país.

Caso o Ministério da Saúde não assine contrato com o Fundo Russo responsável pela venda da Sputnik V, o governo da Bahia seguirá com a compra, garantindo o imunizante para outros estados do Nordeste. O governador ofereceu as doses para integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI) após sugestão de colegas em reunião do Consórcio Nordeste.

“Concluímos agora a reunião com o ministro, ele disse que tem interesse, então solicitei que a gente fizesse reunião amanhã no primeiro horário para amarrar isso. Nós tínhamos combinado 39 milhões para o Nordeste, mas eventualmente podemos ver volume maior se for para o país inteiro. Se o ministério adquirir para o país inteiro, ótimo. Se não, a Bahia assina amanhã o contrato com a Sputnik.”, disse Rui Costa.

De acordo com o governador da Bahia, o contrato precisa ser assinado nesta sexta (11), para garantir o cumprimento do cronograma de entrega das doses da Sputnik V, cuja eficácia global é de 91,6%. Com isso, 400 mil doses devem ser entregues até o final de março, 1,5 milhão em abril, 10 milhões em maio e o restante até julho.

Sputnik V ainda não foi aprovada pela Anvisa

A sanção que prevê prazo de 7 dias úteis para a Anvisa analisar um pedido de aprovação de uso emergencial de imunizantes contra Covid-19 facilitou a negociação da vacina russa com o governo da Bahia. Até o momento, a Sputnik V não foi aprovada pela Anvisa por conta da falta de documentação.

Como não existe mais a necessidade de uma vacina ser testada no Brasil para obter a aprovação de uso por parte da Anvisa, a tendência é que a Sputnik V seja aprovada assim que a documentação faltante for apresentada.

“Para garantir que toda vacina seja do PNI, acertamos com o ministro Pazuello uma agenda. Aqui foi firmado um entendimento, o ministério vai comprar as vacinas. E com base nessa compra, vamos garantir as condições de vacina para todos os brasileiros.”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), em vídeo comentando a negociação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.