Sobrecarregado emocionalmente: Como lidar com essa sensação?

Independente da circunstância em questão, a sensação de estar sobrecarregado emocionalmente pode ser bem ruim. Afinal, essa sobrecarga tende a atrapalhar a rotina e as mais diversas atividades cotidianas.

Por isso, aprender a lidar com essa sensação é fundamental para impedir que as emoções gerenciem a sua vida, sem que você se dê conta disso.

Pensando nesses pontos, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você, mesmo que de uma forma sutil. Acompanhe!

O que fazer quando se sentir sobrecarregado emocionalmente?

Você tem se sentido sobrecarregado emocionalmente e não sabe nem por onde começar para lidar com isso? Entendemos você… Mas, também temos uma boa notícia!

O fato de você estar aqui buscando algumas dicas já mostra o quanto você quer mudar a sua posição diante das emoções. Parabéns. 🙂

Agora, vamos às considerações que podem ser uma força motriz para você lidar com esse momento difícil. Veja:

1- Respeite os seus limites

O primeiro ponto que devemos analisar é com relação à sua posição diante dos seus limites. Você é uma pessoa que respeita os próprios limites, ou se sobrecarrega de trabalho e emoções sem se respeitar dessa forma? Pense um pouco sobre isso.

Se você simplesmente investe em uma carga exaustiva de trabalho e estudo, como acha que a sua mente conseguirá lidar com tudo isso que vem sendo processado? Pois é!

Por isso, saiba quais são os seus limites físicos e mentais antes de simplesmente aceitar qualquer demanda.

2- Dê uma pausa na sua rotina

Ao se sentir sobrecarregado emocionalmente, experimente dar uma breve pausa em sua rotina de trabalho ou estudo. Claro que a gente sabe que não dá para “parar tudo” apenas para descansar a mente. Afinal, temos as nossas obrigações. Porém, é fundamental que você dê uma pausa, mesmo que pequena, ao longo da sua rotina.

Nessa pausa, procure pensar em coisas positivas e que lhe fazem bem. Desligue-se dos problemas, das tarefas, dos prazos… Tire uns minutinhos para que a sua mente simplesmente descanse.

Essa pausa, colocada em prática todos os dias, pode fazer toda a diferença na sua vida.

3- Reveja quais são os gatilhos emocionais e encontre formas de lidar com eles

Entenda quais são os gatilhos emocionais que mais lhe fazem se sentir sobrecarregado emocionalmente. Às vezes, são gatilhos que podem ser evitados e descartados de sua rotina.

Em outros momentos, podem ser gatilhos que, ao serem detectados, ajudam você a entender os próprios sentimentos e emoções.

Afinal, você poderá se antecipar sobre o que sentirá ao lidar com determinado gatilho. E isso pode lhe ajudar a ser mais racional nesses momentos difíceis.

4- Busque a psicoterapia

Por fim, outra maneira eficiente de lidar com a situação ruim, quando você se sentir sobrecarregado emocionalmente, é buscando auxilio na psicoterapia.

Por meio da terapia você poderá entender melhor o que sente, aprendendo a lidar com isso na vida cotidiana.

E o mais bacana é que você não aprenderá a lidar apenas com as grandes crises, mas sim, aprenderá a lidar consigo mesmo nos mais diversos contextos.

Experimente e veja como esse autoconhecimento pode ser bem poderoso na sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.