Sintomas da Síndrome do Impostor

Os sintomas da Síndrome do Impostor podem ajudar a mapear esse tipo de questão para que seja possível investir em algum acompanhamento terapêutico adequado. Afinal, são inúmeras as pessoas que sofrem com esse tipo de síndrome, nas mais diversas áreas.

Por isso, neste texto nós listamos alguns dos sinais deste problema, para que você conheça um pouco mais e possa buscar o auxílio necessário. Confira!

Sintomas da Síndrome do Impostor

Os sintomas da Síndrome do Impostor podem, muitas vezes, passar despercebidos. Isso porque a pessoa pode confundir com aquela ansiedade ou insegurança que todo mundo sente. Porém, no caso da síndrome, o indivíduo tende a se diminuir muito, acreditando que está no lugar errado e que não merece ter tudo o que conquistou.

Fique atento aos sinais e caso detecte sintomas em você, não hesite na hora de buscar ajuda. A psicoterapia, por exemplo, pode auxiliar na busca por autoconhecimento e crescimento pessoal, visando mais saúde e bem-estar.

Dito isso, vamos aos sintomas da Síndrome do Impostor:

1. Autossabotagem constante

A autossabotagem costuma ser um traço muito marcante em pessoas com a síndrome. Isso porque ela acredita que não está apta para estar onde está, e por isso acaba procrastinando, deixando de fazer determinadas tarefas, etc. A pessoa se culpa pela posição que assumiu e crê que não tem a capacidade para tomar decisões ou cumprir atividades que lhe foram dadas.

2. Sensação de ser uma fraude

A todo momento o indivíduo pode se sentir uma verdadeira fraude. Isso faz com que ele sinta que as pessoas vão “descobrir” que ele é incapaz, humilhando-o e fazendo-o perceber que aquele não é o seu lugar.

Embora a pessoa possa ter sido promovido por possuir uma série de habilidades, ela ainda assim se enxerga como insuficiente.

3. Medo de estar abaixo das expectativas alheias

O medo de não conseguir se encaixar nas expectativas alheias também é um dos sintomas da Síndrome do Impostor. Pois a pessoa acha que está sendo avaliada a todo momento, e que essa avaliação é sempre negativa, já que ela é “incapaz” de atingir os objetivos propostos por terceiros.

4. Autocrítica excessiva

Tudo que o indivíduo faz, ele enxerga de forma negativa. Sua atuação nunca é boa, seus resultados nunca estão adequados, e assim por diante. A crítica excessiva mina o bem-estar.

5. Comparação constante

Sempre que algum colega tem um bom resultado, a pessoa se compara e olha para si como se fosse inferior. Ela acredita que as pessoas à sua volta poderiam executar melhor determinado trabalho, ao invés de ela estar ali.

6. Baixa autoestima

A baixa autoestima também é um dos sintomas da Síndrome do Impostor. A pessoa pode enxergar a situação de uma forma deturpada, crendo que sua posição não é um desafio que causa crescimento, mas sim, algo impossível de ser atingido por ela.

7. Sentimento de não pertencimento

O sentimento de não fazer parte de onde se está também é um dos sintomas. A pessoa pode acreditar que está ocupando o lugar errado, e que não faz sentido ela estar ali ou ser reconhecida por isso. Como se os outros tivessem cometido algum engano ao colocá-la ali.

 

Você se reconhece em alguns dos sintomas da Síndrome do Impostor? Saiba que a psicoterapia pode ajudar nessas situações. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.