Sinais de Burnout: Confira alguns dos sintomas mais comuns

Os sinais de burnout podem ser bastante nítidos em algumas circunstâncias. Em outras situações, podem ser mais silenciosos e sutis.

Reconhecer esse problema é de suma importância para tomar as medidas cabíveis e assim elevar a qualidade de vida no trabalho.

E para lhe ajudar com esse objetivo, fizemos este guia com algumas considerações sobre os sintomas de burnout. Acompanhe e saiba mais!

Sinais de burnout: Confira alguns sintomas comuns

Os sinais de burnout podem ser mais sutis em algumas pessoas, enquanto outras apresentam os sintomas de forma mais intensa. Essa variação pode acontecer por uma série de fatores, como por exemplo:

  • Nível do problema.
  • Capacidade de reconhecer as próprias emoções.
  • Contexto de trabalho.
  • Subjetividades do próprio sujeito.
  • Entre outros.

Portanto, comece a sua autoanálise e veja abaixo alguns dos sinais de burnout mais comuns:

1. Dificuldade para se concentrar

A dificuldade para se concentrar é um dos sinais de burnout mais recorrentes. Isso porque a pessoa se sente extremamente preocupada e sobrecarregada, e pode ficar o tempo todo focando nos problemas, ao invés de prestar atenção no que deve ser feito.

Além disso, a ansiedade de ter uma carga de trabalho intensa também pode atrapalhar o foco.

2. Distúrbios do sono

A preocupação com o trabalho ou até mesmo a angústia de ter que trabalhar pode causar distúrbios do sono.

Durante o dia, o cansaço pode ser intenso, provocando sono. Durante à noite, a pessoa perde o sono por ficar pensando no seu ciclo de trabalho, e assim a vida segue.

3. Excesso de preocupação

O excesso de preocupação também é um dos sinais de burnout que podemos notar na maior parte das pessoas.

A busca pela perfeição, o medo de não atingir uma meta e a angústia de ter que fazer determinadas atividades pode minar a saúde mental.

Assim o sujeito fica, o tempo todo, pensando sobre os problemas do trabalho, sentindo-se estressado e cansado.

4. Dificuldade para finalizar o dia de trabalho

A sensação é de que o trabalho nunca acaba e que sempre parece que há mais coisa a ser feita? Bem, esse é mais um dos principais sinais de burnout. Afinal, a sobrecarga de tarefas impede a conclusão do dia.

5. Cansaço excessivo

É claro que o cansaço excessivo, seja ele físico ou mental, é um dos principais sinais de burnout. Isso porque a pessoa se sente verdadeiramente esgotada, e mesmo quando dorme bem ela já acorda com sono, cansada, irritada, desgastada.

6. Alterações de humor

As alterações no humor são bem recorrentes. Uma pessoa que apresenta sinais de burnout mostrará uma irritabilidade maior quando situações saírem do controle.

O choro excessivo e a tristeza de ter que trabalhar também podem aparecer.

De qualquer forma, as alterações de humor podem variar de pessoa para pessoa. Por isso, é preciso entender quais são os gatilhos emocionais por trás das emoções antes de simplesmente apontar que é burnout.

Afinal, as mudanças e alterações de humor podem estar associadas a outros gatilhos, inclusive pessoais. Por isso, fique de olho, se autoconheça, faça psicoterapia e cuide da sua saúde mental no trabalho e na vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.