Angústia no trabalho: Como lidar com a sensação de descontrole?

angústia no trabalho faz parte da vida de qualquer trabalhador. É ela quem nos impulsiona rumo à mudanças e novas perspectivas de vida, nos ajudando a tomar decisões e mudar.

No entanto, quando ela aparece de maneira sufocante e intensa, pode causar o efeito rebote: a estagnação e a falta de coragem em tomar uma atitude diante de algo. Nesses casos, como devemos agir? O que deve ser feito? A seguir refletiremos sobre isso.

Entender a causa da angústia no trabalho é o primeiro passo

O primeiro passo para lidar com a angústia no trabalho é compreender qual é o seu gatilho inicial.

É possível que essa análise seja difícil, porém, com o passar do tempo você começa a ter mais “prática” quanto a isso. O importante é você fazer perguntas para si mesmo, como:

  • Essa angústia começou quando?
  • Foi depois de qual acontecimento?
  • Está relacionada com qual ação?
  • Ela costuma aparecer frequentemente?
  • Já a senti em outro momento?
  • Como superei uma angústia que vivi no passado?

Partindo desses pressupostos, você já poderá ter uma causa mais clara em sua mente, podendo ir direto ao ponto que está lhe sufocando e causando-lhe a angústia. Reflita sobre ela.

Estabelecer novas ações e rotinas é fundamental

Ao encontrar os possíveis gatilhos relacionados com a angústia no trabalho, comece a criar estratégias e a planejar ações diferentes para você. Por exemplo, se uma forma de construir um projeto tem lhe gerado angústia, que tal pensar em novas estratégias para colocá-lo em prática? Quem sabe assim você encontra uma forma mais simples de execução e pode aliviar a sua sensação de insegurança.

Pensar de maneira racional pode ajudar

A angústia, muitas vezes, vem carregada de emoções “criptografadas” em nossa mente. Por isso, começar a nomear o que estamos sentindo pode nos ajudar na hora de compreender a situação de forma mais racional. Veja o nosso exemplo:

  • Ao se deparar com a angústia relacionada ao medo de não concluir algo, questione-se: Esse medo é com relação ao que? Quais são as consequências da minha ação que estão me gerando medo? Será que esse medo tem relação com a realidade, ou com fantasmas do meu passado?

À medida em que você responde esses questionamentos e gerencia as suas emoções, a angústia começa a ser “esvaziada” de dentro de você.

Conversar com alguém pode abrir a mente para oportunidades

Da mesma forma que pensar de maneira racional pode ajudar a lidar com a angústia no trabalho, conversar com alguém também pode gerar bons resultados. Muitas vezes, não percebemos a causa motriz para as sensações angustiantes que sentimos, porém, ao colocar em palavras, conseguimos escutar a nossa própria voz e percebemos que, talvez, não seja tão ruim assim.

E mesmo que seja, o acolhimento da outra pessoa e as palavras de suporte podem aliviar a sua tensão e permitir que você enxergue novas oportunidades e caminhos que estavam “embaçados” por conta da carga emocional.

Considere essas dicas e veja como a angústia no trabalho pode ser manejada de uma maneira mais leve, tranquila e saudável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.