São Paulo terá dois professores por sala em turmas de alfabetização com mais de 30 alunos

O número máximo de alunos por sala foi ampliado para 33 para resolver déficit de vagas

As salas de aula do 1º ano do ensino fundamental, turmas na fase de alfabetização, da rede pública do estado de São Paulo (SP) contarão com dois professores quando ultrapassarem o número de 30 alunos. 

O número máximo permitido para a formação de turmas nas escolas públicas era de 30 alunos. No entanto, a Secretaria de Educação de SP decidiu colocar mais de 30 estudantes por sala para atender a demanda de crianças que ainda não conseguiram realizar a matrícula na rede pública por falta de vaga. Mais de 3.700 crianças estão em uma fila de espera. 

De acordo com o secretário estadual da educação, Rossieli Soares, a decisão de colocar dois professores em cada sala de alfabetização com mais de 30 alunos foi tomada após a alteração do número máximo de estudantes por turma. 

‘Suporte pedagógico maior’

O secretário estadual anunciou a decisão nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, durante entrevista coletiva:

“Nós temos algumas escolas em que o limite de módulo era de 30 alunos e passou a ter 33, por exemplo. Nestes casos, para atender e manter a qualidade, a secretaria pela primeira vez contratará professores extras. Essas turmas passarão a ter dois professores na sala de aula, trazendo a razão de acompanhamento pedagógico para um número muito mais benéfico ainda para os nossos estudantes”, afirmou o secretário. 

Desse modo, com dois professores por sala, a turma terá “um suporte pedagógico ainda maior” para a alfabetização das crianças.

Quanto à falta de vagas, o secretário afirmou que o governo tomará todas medidas necessárias para suprir a demanda. O secretário disse ainda que, se for preciso, o governo buscará vagas na rede privada para atender as crianças. A previsão é de que a situação da falta de vagas seja resolvida até o dia 20 deste mês.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep antecipa em dois dias o resultado das provas do Enem 2021; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.