SERASA apresenta DICAS para brasileiros saírem da inadimplência: Saiba mais!

A Serasa disponibiliza uma série de dicas para brasileiros saírem da inadimplência. Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre essa temática para que você consiga estabelecer a reorganização das finanças do seu lar.

SERASA apresenta DICAS para brasileiros saírem da inadimplência

Considerar um verdadeiro passo a passo para brasileiros saírem da inadimplência é de suma importância para organizar as finanças da família e fazer, aos poucos, com que sobre um pouquinho de dinheiro no fim do mês.

Sabemos que não é algo simples, mas ainda assim pode ser possível, desde que exercitemos a nossa paciência e autocontrole. Veja algumas dicas que foram inspiradas nas ideias apresentadas pelo SERASA:

1. Faça o mapeamento de todas as contas e custos

Um bom ponto de partida é o desenvolvimento de um verdadeiro mapeamento de todas as suas contas e custos. Por mais óbvio que essa dica pode parecer, a verdade é que nem todas as pessoas têm consciência de todos os gastos. É o caso dos streamings que ficam “escondidos” nas contas de cartão de crédito, por exemplo.

Por isso, abrir uma planilha no computador e anotar tudo o que você deve e todas as contas fixas e variáveis é fundamental.

2. Crie metas, como dívidas prioritárias

Analise, na sua lista de contas, quais são as suas dívidas prioritárias. Para isso, avalie:

  • Quais são as maiores dívidas;
  • Quais possuem as taxas mais elevadas de juros;
  • Analise quais têm fiadores e avalistas que possam estar sofrendo com a sua inadimplência;
  • Considere pagar primeiro aquelas que têm relação com a subsistência da família.

Depois dessa análise, considere criar um passo a passo, em forma de metas, do que quer quitar primeiro, segundo, terceiro, etc.

3. Envolva a família no processo de organização

Com um plano relativamente traçado, inclua a sua família nesse projeto. Fale francamente sobre a situação financeira para que todos colaborem na hora de economizar e evitar gastos em excesso. Se a família toda trabalha, considere conversar sobre a possibilidade de todos colaborarem com o reequilíbrio financeiro da casa.

4. Corte os gastos que são desnecessários

Avaliem, em conjunto, quais são todos os gastos desnecessários que têm inflado as contas da casa. São as luzes sempre acesas? A demora no banho? As guloseimas em excesso? Avalie com muita atenção.

Obviamente, isso não quer dizer que a família deva cortar toda e qualquer fonte de diversão e entretenimento, mas ter o bom senso para reorganizar as contas é de suma importância.

5. Considere a construção de uma renda extra

Por fim, dentre as dicas para brasileiros saírem da inadimplência está a de construir uma renda extra. Pesquisar sobre possibilidades para ganhar mais dinheiro é uma das maneiras de economizar um pouco mais para atingir as metas de quitar as dívidas.

Sabemos que essa trajetória não é fácil, mas tente focar em um dia de cada vez, em cada etapa. De pouco em pouco (por mais mínimo que pareça o dinheiro guardado), grandes mudanças podem acontecer no futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.