Como ser mais persuasivo?

Conseguir ser mais persuasivo é o sonho de muita gente. Por meio da persuasão, torna-se viável convencer chefe, colegas de trabalho e até mesmo outros profissionais a seguirem determinados caminhos. Mas como fazer isso? Como aumentar a capacidade de convencer uma outra pessoa?

Neste texto, portanto, apresentamos uma série de dicas que partem desses pressupostos. Acompanhe e saiba mais!

Como ser mais persuasivo?

Para ser mais persuasivo é necessário levar em conta uma série de fatores. Além disso, é preciso estar ciente de que ninguém consegue se tornar persuasivo de um minuto ao outro. É necessário tempo, estudo e dedicação.

Esclarecido isso, veja agora algumas dicas que podem ajudar você a ser mais persuasivo:

1. Pratique a escuta ativa

Tudo começa na escuta ativa. Quando aprendemos a escutar o outro, entendemos melhor o que ele tem a dizer. E precisamos desse entendimento para que possamos ser mais persuasivos.

Até porque, pare e pense: como seria possível convencer uma outra pessoa, sobre alguma coisa, se você sequer sabe o que ela realmente quer? Pense sobre isso!

Precisamos aprender a ouvir atentamente o que os outros dizem. Pois tudo o que eles nos dizem pode nos ajudar a pensar melhor no nosso discurso persuasivo.

2. Desenvolva a empatia

A empatia está lado a lado com a escuta ativa. Afinal, precisamos escutar o que o outro tem a dizer, mas devemos também ser empáticos.

Ao nos colocarmos no lugar do outro nós podemos entender, mesmo que minimamente, mais a vida da outra pessoa. E esse entendimento pode fazer toda a diferença na hora de convencer alguém a tomar uma determinada decisão.

Claro que você não deve partir para uma manipulação negativa, ok? Ou seja, não use situações difíceis e pesadas do indivíduo para levá-lo a alguma decisão. Isso seria cruel. Mantenha, sempre, o bom senso.

3. Passe credibilidade e autoridade

Você precisa apresentar, para a outra pessoa, motivos pelos quais ela deve acreditar no que você está falando. Para isso, procure passar credibilidade e autoridade.

Essa autoridade pode ser passada de diversas maneiras. Pode ser na sua apresentação pessoal, apontando a sua formação, por exemplo. Bem como pode ser por meio da sua forma de falar, gesticular, se vestir, ser pontual, contar casos que aconteceram com você, etc.

Procure formas de demonstrar a outra pessoa que você se preparou para estar aqui, e que possui uma bagagem interessante.

4. Monte um discurso bem amarrado e use bons argumentos

O seu discurso para ser mais persuasivo precisa ser bem elaborado e baseado em bons argumentos. Jamais chegue na pessoa sem preparar as palavras que você irá usar, e sem nenhum tipo de roteiro. Mas sim, ensaie os pontos fundamentais para não se esquecer deles mais tarde.

5. Saiba trabalhar com os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais também são fundamentais na hora de ser mais persuasivo. Por meio deles você consegue despertar uma série de sensações e sentimentos nas pessoas, fazendo-as tomar decisões mais rapidamente.

Por isso, use a escassez, a autoridade, a prova social, e tantos outros gatilhos, na hora de convencer uma pessoa. Estude sobre cada um deles e mãos à obra!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.