Como montar um discurso?

Para montar um discurso é preciso seguir um passo a passo que viabilize a construção de um bom texto. Desse modo se torna viável desenvolver uma narrativa que faça com que o público absorva bem o que você deseja apresentar.

Mas, por onde começar? O que fazer primeiro? Quais são os passos fundamentais para montar um discurso? Neste texto, você encontra algumas respostas interessantes. Confira!

Como montar um discurso?

Para montar um discurso é preciso estar atento aos mínimos detalhes. E além de construir um bom texto, você também precisa considerar a sua imagem que está sendo passada.

Afinal, quando fazemos um discurso nós não usamos apenas a nossa voz. Mas sim, usamos o nosso olhar, os gestos, a roupa, o tom de voz, a forma como caminhamos na frente das pessoas, etc.

Portanto, cuide da sua linguagem corporal e considere os fatores abaixo na hora de montar um discurso:

1. Saiba exatamente o que você quer falar

Você já parou para pensar sobre o que realmente quer falar? Ou apenas quer montar um discurso sem nem ter claro isso na sua mente? Pense sobre isso.

Saber exatamente o que se pretende dizer é peça-chave para manter um discurso coerente e bem feito. Lembre-se sempre disso.

2. Busque informações em fontes confiáveis

Depois que você elencar os pontos que deseja comunicar ao seu público, comece a buscar novas informações em fontes confiáveis. Pesquise bastante, leia, aprenda, ouça outras pessoas falando sobre o assunto, e assim, absorva bons conhecimentos.

Desse modo, inclusive, você aumenta a sua autoconfiança diante das pessoas, tendo em vista que terá um conhecimento mais profundo sobre o que está falando.

3. Monte a sua introdução despertando a curiosidade

Depois de seguir os passos acima, é hora de montar um discurso propriamente dito. Para isso, elabore uma introdução que desperte a curiosidade das pessoas. Na realidade, o ideal é que a introdução seja feita depois do desenvolvimento, mas a colocamos primeiro apenas como modo ilustrativo.

Sendo assim, escreva, na introdução, um ponto-chave de curiosidade que será explorado durante a apresentação do seu discurso.

4. Escreva o desenvolvimento usando citações e estatísticas

No desenvolvimento do seu discurso é importante considerar a inclusão de citações e estatísticas. Isso tende a aumentar muito mais a sua autoridade, viabilizando uma maior conexão com o seu público.

Se possível for, use frases e citações de pessoas que o público conhece, a fim de deixá-lo ainda mais “dentro” do que está sendo dito.

5. Se possível, coloque uma “pitada” de bom humor

Coloque bom humor no seu discurso. Isso fará com que as pessoas se sintam mais leves e, inclusive, conectadas com o que você está dizendo. Faça o teste!

6. Desenvolva uma conclusão que amarre tudo o que você falou

A sua conclusão precisa amarrar tudo o que foi dito até então. Relembre os pontos importantes, fortaleça alguns argumentos, etc. Não deixe nenhuma parte importante de fora.

Além disso, tenha o cuidado de evitar um fim sem impacto. Ou seja, use uma frase de efeito, deixe uma pergunta/reflexão no ar ou finalize aumentando o bom humor das pessoas. Mas jamais use frases como “é isso” na hora de montar um discurso e finalizá-lo.

Construa uma boa narrativa e cative seu público! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.