Como ser inteligente emocionalmente pode impactar no seu sucesso?

Como ser inteligente emocionalmente pode impactar no seu sucesso? Quais são as consequências positivas da inteligência emocional?

Procuramos responder essas e outras perguntas, no decorrer deste artigo, para lhe ajudar a refletir sobre o assunto. Acompanhe e saiba mais!

Como ser inteligente emocionalmente pode impactar no seu sucesso?

As nossas emoções aparecem todos os dias. Às vezes, de uma forma mais intensa. Em outros casos, elas são mais leves e sutis.

Em algumas circunstâncias podemos nos deixar levar pelo o que sentimos, esquecendo-nos de focar na razão. Acontece… Mas, se permitirmos que esse descontrole emocional faça parte da nossa rotina, aí sim teremos um problema!

Por isso, neste texto trouxemos algumas vantagens que a inteligência emocional pode trazer para você. Saiba como ser inteligente emocionalmente pode impactar no seu sucesso:

1. Decisões tomadas com base na razão

Uma pessoa que costuma ouvir as emoções, organizando-as na mente, tende a tomar decisões de uma forma mais assertiva. Isso ocorre porque grande parte das decisões que tomamos baseadas apenas no que sentimos, podem nos colocar em grandes enrascadas.

Quem nunca decidiu fazer alguma coisa, por conta do entusiasmo do momento, e depois se arrependeu? Pois é…

Por isso, ser inteligente emocionalmente pode impactar no seu sucesso a partir do momento em que você decide as coisas com base em prós e contras, e não apenas no que você está sentindo no momento.

2. Análise minuciosa das situações

Se você consegue ser inteligente emocionalmente, sabe o quanto é capaz de analisar as situações com mais profundidade. Isso significa que você consegue colocar em uma balança todos os fatores envolvidos com determinado acontecimento, e só depois de uma análise racional é que você age.

Esse tipo de comportamento ajuda na hora de proteger as suas emoções, decisões, ideias, imagem, etc.

3. Empatia e compreensão das atitudes alheias

Ser inteligente emocionalmente pode impactar no seu sucesso a partir do momento em que você não se torna uma esponja com relação às atitudes alheias. Mas sim, você começa a entender por que uma pessoa agiu assim, ou de outro modo. Sem levar isso para o seu lado pessoal – mas entendendo o que as emoções alheias falam sobre o outro.

Além disso, todo esse olhar, dentro dos relacionamentos, ajudam-lhe a desenvolver a empatia. Sendo esta uma habilidade importantíssima para a construção de bons relacionamentos.

4. Maior compreensão do que você sente

A inteligência emocional não ajuda apenas na hora de lidar com as emoções alheias… Mas sim, ajuda na hora de lidar e entender a suas próprias emoções. Você passa a compreender os seus gatilhos emocionais, criando estratégias para lidar com isso em diversas ocasiões.

Sente medo de algo? Aprende a lidar com o medo antes mesmo de ele surgir. Está angustiado? Aprende a ouvir a angústia e usa esse autoconhecimento ao seu favor. E assim por diante.

5. Ações baseadas em argumentos e fatos, não em sensações

Ser inteligente emocionalmente pode impactar no seu sucesso a partir do momento em que as suas ações são baseadas em fatos, e não em meras sensações. Isso faz com que você aja de forma mais coerente e menos impulsiva, garantindo uma trajetória mais sólida e feliz.

Cuide das suas emoções!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.