Como o descontrole emocional afeta sua vida?

Você já parou para pensar em como o descontrole emocional afeta sua vida? Aliás, você já analisou se existe ou não esse descontrole em sua rotina? Então este é um bom momento para começar a pensar nesse assunto!

Afinal, a nossa saúde mental está associada com tudo o que fazemos em nossas vidas. Cada decisão se baseia na nossa saúde mental. Cada tentativa também. Assim como cada desistência de um sonho também pode denunciar algo sobre a nossa saúde mental.

Por isso, neste texto trouxemos uma série de considerações sobre esse tema. Acompanhe e saiba mais!

Como o descontrole emocional afeta sua vida?

Mas afinal, como o descontrole emocional afeta sua vida? São diversos os impactos que a ausência da inteligência emocional pode desencadear em nosso dia a dia. Abaixo citamos apenas 5, que costumam ser bem intensos, mas lembre-se de que essas consequências podem variar de pessoa para pessoa.

1. Decisões erradas são tomadas

A nossa mente possui o lado racional e o lado emocional. Quando o lado das emoções está descontrolado, é como se este “engolisse” a nossa razão. Perdemos o foco na realidade e passamos a ancorar os nossos pensamentos nas sensações, sejam elas positivas ou negativas, que estamos sentindo.

Isso quer dizer que quando o descontrole emocional aparece, há altas chances de tomarmos decisões erradas. E isso pode impactar em nossa saúde, nosso bem-estar, qualidade de vida, etc.

2. Sonhos são deixados de lado

O descontrole emocional afeta sua vida a partir do momento em que o medo permite que você deixe de lado os seus sonhos.

Aquela angústia de sair da zona de conforto pode lhe engolir a ponto de não permitir que você saia do lugar. Consequentemente, pode haver uma estagnação na sua vida, quando você não observa as suas emoções.

3. Relacionamentos são fragilizados

O descontrole emocional afeta sua vida quando você “explode” de raiva dentro de um relacionamento, ou se torna uma pessoa completamente carente e vulnerável. Infelizmente, ou felizmente, ninguém gosta de se relacionar com quem tem as emoções muito bagunçadas.

Por isso, aprenda a escutar o que você sente. Entenda os gatilhos emocionais e sempre dê um tempo para si mesmo, quando necessário. Dessa forma você pode respirar fundo e aprender a lidar mais racionalmente com as situações.

4. Erros podem acontecer

O descontrole emocional também é um caminho para que erros aconteçam com mais frequência. Afinal, quem nunca cometeu um equívoco no trabalho quando estava vivendo um pico de estresse? Pois é!

Pensar sobre as emoções vividas cotidianamente pode lhe ajudar a lidar melhor com as decisões e atividades diárias, impedindo que uma emoção atrapalhe as suas ações.

5. A desistência pode se tornar frequente

Por fim, o descontrole emocional afeta sua vida a partir do momento em que o medo, a angústia ou a dúvida sobre o futuro acabam por fazer com que você desista dos seus sonhos.

Lembre-se: nosso cérebro sempre irá despejar emoções que nos mantenham na zona de conforto. Se não soubermos escutá-las, iremos estacionar na vaga parada da vida para sempre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.