Como fazer uma apresentação profissional qualificada

Fazer uma apresentação profissional pode ser a sua chance de conquistar aquela vaga ou aquele serviço que tem desejado há tanto tempo. Isso porque é nessa apresentação que você poderá demonstrar os seus pontos fortes e assim “conquistar” o recrutador que está vendo você pela primeira vez.

Mas, para isso, é preciso se atentar para uma série de detalhes importantes, que destacamos no decorrer desse texto.

Como fazer uma apresentação profissional

Fazer uma apresentação profissional criativa não é “inventar algo mirabolante” na hora de demonstrar as suas habilidades. Na realidade, é saber apontar o que é essencial para a vaga que você está concorrendo, de uma forma assertiva e positiva. Veja abaixo as nossas sugestões e comece a se preparar para a sua apresentação:

1- Saiba quais são os seus pontos fortes

Analise quais são os seus pontos fortes. A partir do autoconhecimento você saberá quais características suas podem “combinar” com a vaga que você deseja. Logo, saberá quais são os seus atributos e o que você tem a acrescentar para aquela empresa.

2- Entenda quais são as habilidades requeridas na vaga

Ao mesmo tempo que você deve conhecer, profundamente, as suas atribuições e habilidades, é fundamental que você também entenda o que é necessário para a vaga.

Analise com profundidade todos os fatores que envolvem a contratação, a fim de ter “na ponta da língua” as qualidades que você possui e os pontos que são essenciais para aquela oportunidade. Isso poderá ser usado ao seu favor durante a sua apresentação profissional criativa.

3- Mostre que você está qualificado

A partir do momento que você reconhece quais são as habilidades requeridas pela vaga, você já poderá unir essa necessidade com uma qualidade sua, apresentando assim o seu preparo.

Em outras palavras, se a vaga aponta a necessidade de trabalho em equipe, explane sobre a sua capacidade de se comunicar ou de liderar um time. Isso fará uma união entre a necessidade da empresa e o seu perfil, aumentando as suas chances de contratação.

4- Aponte a sua experiência de forma alinhada à vaga desejada

Quando chegar o momento de fazer uma apresentação profissional criativa e assim explanar suas experiências anteriores, lembre-se de fazer isso de uma maneira sistemática. Isto é, não adianta dizer que trabalhou na empresa X e Y e parar por aqui. É preciso fazer uma conexão entre a vaga anterior e a que você está desejando.

  • Exemplo: Se você trabalhou em uma empresa de marketing digital, e agora deseja trabalhar como escritor, aponte quais atividades relacionadas à escrita você executou nessa primeira empresa.

5- Demonstre como você poderá contribuir

Para finalizar a sua apresentação profissional, aponte de quais formas você poderá contribuir para o crescimento da empresa. Para isso, busque conhecer, com antecedência, quais são os serviços; os clientes; os locais que a empresa atua; e demais informações que possam lhe ajudar a ancorar o seu discurso.

Afinal, como você poderá apresentar suas qualidades e habilidades se, na prática, não conhece todas as necessidades e atuações da empresa? Pense sobre isso e prepare-se da melhor maneira para a sua nova vaga!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.