Se estou no Cadúnico, por que não recebo nenhum Auxílio do Governo?

Segundo Governo Federal estar no Cadúnico é a primeira condição para o recebimento de alguns dos seus benefícios sociais

Alguns usuários que estão no Cadúnico, reclamam do fato de não conseguirem receber nenhum benefício social. De acordo com o Governo Federal, no entanto, há uma explicação para isso. Estar nesta lista do poder executivo não é garantia de que o cidadão receberá alguma ajuda de maneira automática.

Dessa forma, não há vagas disponíveis para todo mundo que faz parte do Cadúnico. O Governo seleciona apenas uma parte das pessoas que estão nesta lista para se inserir em um determinado programa social. Assim, quando um cidadão entra para a lista, ele não começa a receber nada de maneira automática.

É importante lembrar que cada programa social possui as suas próprias regras. O Auxílio Brasil, por exemplo, exige que o cidadão tenha não apenas um cadastro no Cadúnico, como também uma renda per capita que não ultrapasse o limite de R$ 210. Quem recebe mais do que isso não entrará no benefício, mesmo que esteja dentro do Cadúnico.

Dessa forma, o cidadão precisa prestar atenção não apenas na inscrição nesta lista, mas nas regras do programa que ele quer entrar. No vale-gás e na Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo, eles pedem a inscrição no Cadúnico, mas também exigem que os cidadãos recebam até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606.

Então quer dizer que o Cadúnico não é importante? De forma alguma. De acordo com o próprio Governo Federal, as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social precisam procurar a prefeitura da sua cidade para saber como fazer a inscrição nesta lista. É um passo importante não apenas para que o cidadão tenha mais chances de entrar em um benefício, mas também para que o estado crie novas políticas públicas para essas pessoas.

Todo programa social exige Cadúnico?

Não. Nem todo programa social exige que o cidadão tenha um cadastro no Cadúnico. Em alguns casos, alguns governos estaduais pagam auxílios locais sem exigir que os usuários tenham um perfil nesta lista em questão.

Até mesmo entre os projetos do Governo Federal há exceções. O Vale-gás nacional também pode selecionar pessoas que têm Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não estão no Cadúnico.

Entretanto, na maioria dos casos a presença nesta lista é exigida. Então se o cidadão está em situação de vulnerabilidade social, é importante tentar entrar no Cadúnico. Assim, ele aumentará as chances de uma nova entrada em benefícios.

Posso me inscrever pela internet?

Não. De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, cada município tem liberdade para escolher como funciona o processo de inserção das famílias pobres e extremamente pobres nessa lista do Governo Federal.

Mas em todos os casos, eles exigirão que a inscrição aconteça de forma presencial. De acordo com o Governo Federal, essa seria uma forma de evitar que golpes sigam acontecendo nos pagamentos de benefícios.

Dessa forma, o cidadão precisa saber que não há maneira de se inscrever de maneira remota. Caso ele receba algum tipo de link afirmando que se trata de uma inscrição, o primeiro passo é desconfiar porque há uma grande chance de se tratar de um golpe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.