Escravidão nos Estados Unidos: tópicos importantes

Aquilo que você precisa saber

Escravidão nos Estados Unidos: principais tópicos

A escravidão foi utilizada de forma ampla nos Estados Unidos, principalmente entre os séculos XVIII e XIX.

O assunto é abordado de forma frequente pelas principais provas do país, com um grande destaque para os vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo com os principais tópicos que você precisa saber dominar o tema. Vamos conferir!

Escravidão nos Estados Unidos: introdução

A escravidão nos Estados Unidos aconteceu entre os séculos XVI e XIX, sendo que no ano de 1865 a prática foi abolida no país.

Nos EUA, a escravidão era uma prática legalizava e visava o uso de mão-de-obra escravizada de indivíduos trazidos do continente africano.

O início

A escravidão nos Estados Unidos começou no ano de 1526 e seria expandida ao longo dos anos por todo o território do país.

No ano de 1776, os Estados Unidos, que na época ainda eram conhecidos como “as treze colônias” viam a escravidão como uma prática legalizada.

As diferenças entre norte s sul

Devemos nos lembrar que a escravidão foi abolida nos Estados Unidos no ano de 1808, ainda durante o século XIX. Porém, os estados do sul do país continuaram a exercer essa prática e fazer uso de mão-de-obra escrava.

O sul era a favor da escravidão pois tinha toda a sua economia baseada em atividades agrícolas e que faziam uso de mão-de-obra escrava dentro das plantações e latifúndios. Nos estados do norte dos EUA, pelo contrário, a economia era baseada em atividades industriais e, dessa maneira, eles seriam beneficiados se a escravidão fosse abolida no país.

Os estados sulistas só deixariam de utilizar a mão-de-obra dos escravizados depois do fim da Guerra de Secessão, conflito também conhecido como “Guerra Civil Americana”, quando o exército dos estados do norte, que eram a favor da abolição da escravidão, venceu a guerra.

As relações com o Brasil

Os Estados Unidos foram muito ativos dentro das atividades de tráfico de escravizados para o Brasil, principalmente entre os anos de 1831 e 1850. Na época, a participação dos americanos compunha quase 60% de toda a atividade de tráfico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.