Saque seu PIS/PASEP até o final de dezembro: Milhões em dinheiro disponíveis

Com a chegada do final de ano, muitos trabalhadores brasileiros estão elegíveis para receber o Pis/Pasep. O valor total disponível para saque é de impressionantes R$ 535,78 milhões. Este montante é parte do abono salarial do ano-base 2021, liberado no calendário de pagamentos do primeiro semestre de 2023.

Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP?

Para ser elegível ao Pis/Pasep, é necessário ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias durante o ano-base e ter recebido até dois salários mínimos por mês. Além disso, o trabalhador precisa estar registrado no Fundo de Participação PIS/PASEP ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por pelo menos cinco anos.

Confira abaixo todos os requisitos necessários para receber o Pis/Pasep:

  1. >Inscrição nos programas do PIS/PASEP: O trabalhador precisa estar inscrito nos programas há, no mínimo, cinco anos.
  2. Tempo de trabalho com carteira assinada: O trabalhador deve ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não.
  3. Salário recebido: O trabalhador deve ter recebido até dois salários mínimos.
  4. Dados trabalhistas atualizados: Os dados trabalhistas do trabalhador devem estar devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Lembramos que o período mínimo de inscrição no PIS/PASEP é de cinco anos. Só após este período, o trabalhador estará apto a receber o primeiro abono salarial, mesmo que já cumpra todos os outros requisitos.

Onde e como sacar o Pis/Pasep?

A quantia disponível para saque pode ser retirada na Caixa Econômica Federal (CEF) ou no Banco do Brasil (BB) até o dia 28 de dezembro. Após esse período, as parcelas não sacadas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Como consultar a data de pagamento do PIS/PASEP?

A partir de 2024, será possível consultar a data de pagamento do Programa de Integração Social (PIS) de maneira simples e rápida. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e faça login pelo Gov.br;
  2. No menu, selecione a opção “Abono salarial”;
  3. Escolha o ano-base 2022;
  4. Confira o valor a receber e sua respectiva data.

Orçamento das famílias

Portanto, é crucial que os trabalhadores estejam cientes de suas obrigações e direitos em relação ao PIS/PASEP. O saque deste benefício pode fazer uma grande diferença no orçamento de muitas famílias, especialmente neste período de fim de ano.

Lembre-se de estar de acordo com todos os critérios e requisitos para garantir o seu direito ao saque do Pis/Pasep. Caso contrário, o valor voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Então, fique atento às datas e não perca a oportunidade de receber este abono salarial.

O Pis/Pasep é um abono salarial que é concedido aos trabalhadores que tiveram empregos formais durante o ano anterior ao pagamento. Ele é administrado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, dependendo do tipo de emprego do beneficiário.

Valor do Pis/Pasep

O valor do Pis/Pasep varia de acordo com o tempo que o trabalhador esteve empregado durante o ano-base. O valor máximo é equivalente ao salário mínimo vigente na data do pagamento.

O que acontece se não sacar o Pis/Pasep no prazo

Se o trabalhador não sacar o Pis/Pasep dentro do prazo estabelecido, ele terá que solicitar o saque dos valores junto à entidade competente. Os valores do abono salarial ficam disponíveis para resgate por até cinco anos.

Diferença entre o Pis e o Pasep

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, regidos pela CLT. Já o Pasep é voltado para servidores públicos e empregados de empresas públicas e de economia mista.

Quando é pago o Pis/Pasep

O pagamento do Pis/Pasep começa em fevereiro e é concluído em julho do ano seguinte ao ano-base.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.