‘Saque FGTS em processamento’: Saiba o que essa frase significa

Os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril já podem realizar o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no valor de até R$ 1 mil.

Antes de mais nada, é importante destacar que alguns dos trabalhadores, ao consultar o aplicativo Caixa Tem, estão se deparado com a seguinte mensagem: “Saque FGTS em processamento”. Afinal de contas, o que significa a notificação?

Veja: Saque duplo de quase R$4 mil do FGTS tem pagamentos confirmados

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, essa mensagem indica que o saque do FGTS foi aprovado e que o valor será liberado na data prevista no calendário oficial de pagamentos.

Em outras palavras, a mensagem apenas indica que a liberação do seu FGTS já foi autorizada, isto é, a quantia existe e o trabalhador receberá o valor devido. Agora, resta esperar até que a data da liberação chegue para conseguir resgatar o dinheiro.

Saque do FGTS em processamento

Sendo assim, não há motivos para preocupações com o aviso do FGTS em processamento. Ele indica que o saque foi aprovado e que o valor será liberado na data prevista no calendário oficial de pagamentos.

Para saber a data exata do depósito, basta se basear no mês do seu nascimento. Pessoas que nasceram em janeiro, fevereiro, março e abril, já receberam o dinheiro em datas anteriores. Os indivíduos que fazem parte desses grupos podem movimentar o saldo através do Caixa Tem. Geralmente, não é necessário realizar a solicitação.

Além disso, vale lembrar que nenhum trabalhador é obrigado a movimentar o dinheiro do FGTS. Caso não precise do dinheiro no momento, ele tem a opção de solicitar o não recebimento do saldo. Além disso, o trabalhador também pode simplesmente não movimentar a quantia até o próximo dia 15 de dezembro. Depois deste prazo, o dinheiro volta para o Fundo de Garantia.

Saque do FGTS extraordinário 2022

Antes de mais nada, o saque do FGTS extraordinário 2022 foi liberado para todos os trabalhadores que possuem valores disponíveis nas contas do fundo (inativas ou ativas). O valor será depositado automaticamente.

Todavia, caso o valor não seja depositado na conta na data prevista, a Caixa orienta ao trabalhador que atualize os seus dados cadastrais no aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). Após isso, é solicitar o saque no menu “Saque Extraordinário”.

Portanto, você vai gostar muito de ver:

Nova CNH 2022 já tem data para começar. Troca será obrigatória?

Novo RG Digital: Como emitir o novo documento em maio

A próxima liberação do benefício acontecerá no sábado (14). O dinheiro será liberado para 3,8 milhões de trabalhadores que nasceram em maio. O saque será possível até 15 de dezembro.

Por fim, é possível consultar quem tem direito ao saque – além de valores e datas para receber o dinheiro – pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Calendário oficial de pagamentos

De acordo com o calendário, os saques continuarão sendo liberados até 15 de junho. Por outro lado, todos os grupos poderão ter acesso ao dinheiro até dezembro, de acordo com informações do Governo Federal.

Veja o cronograma para os nascidos a cada mês:

  • Janeiro: 20 de abril
  • Fevereiro: 30 de abril
  • Março: 04 de maio
  • Abril: 11 de maio
  • Maio: 14 de maio
  • Junho: 18 de maio
  • Julho: 21 de maio
  • Agosto: 25 de maio
  • Setembro: 28 de maio
  • Outubro: 1º de junho
  • Novembro: 08 de junho
  • Dezembro: 15 de junho

Portanto, é importante lembrar que não há obrigação em efetuar o saque do FGTS. Todavia, caso os trabalhadores não queiram aproveitar a oportunidade, só poderão realizá-lo em situações específicas previstas em Lei.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.