Entrevista de emprego: postura, narrativa, pontos fortes e fracos

O candidato pode se apresentar de maneira natural durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis!

O candidato pode se apresentar de maneira natural durante a entrevista de emprego. No entanto, é importante que tenha atenção plena ao seu comportamento para que evite adotar uma postura de autossabotagem profissional por causa do nervosismo da situação.

Entrevista de emprego: postura, narrativa, pontos fortes e fracos

É importante que a entrevista de emprego seja uma apresentação dos seus pontos fortes, bem como um direcionamento dos seus pontos fracos. Por isso, na condição de candidato, você deve ter clareza sobre quais são as circunstâncias de sua trajetória profissional que reforçam tais apontamentos. 

Além disso, ao se preparar minimamente o candidato tende a se direcionar melhor; já que ao se sentir surpreendido por alguma questão durante a entrevista de emprego, o candidato pode evitar adotar uma postura contraproducente.

Adote uma postura participativa 

Assim sendo, é relevante que na condição de candidato você tenha atenção aos seus gestos e ao seu tom de voz. Além disso, a construção da sua narrativa deve ser amparada por uma postura assertiva e participativa.

Construa uma narrativa orgânica 

Fale sobre situações das quais você vivenciou, porém de maneira simplificada. Dessa forma, você poderá reforçar a sua proatividade, facilidade para gerir equipes, direcionamento de projetos, condução de reuniões brainstorming, dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.

Direcione seus pontos fracos

Por outro lado, durante a entrevista de emprego pode ser que você tenha de responder perguntas sobre seus defeitos. Assim sendo, é importante que você saiba quais são eles e os direcione para que você aponte soluções de maneira orgânica.

Por exemplo, você pode falar que precisa melhorar a maneira como você fala em público, por isso, você pretende realizar um curso de teatro.

Evite comportamentos ansiosos

A sua narrativa precisa ser conduzida de maneira positiva pela sua linguagem corporal. Por isso, não adote uma postura evitativa e tenha atenção plena aos seus gestos; já que gesticular excessivamente, balançar as pernas enquanto fala e interromper a própria narrativa para falar de outro assunto, são fatores que demonstram ansiedade elevada por parte do candidato.

É aconselhável que não cruze braços e pernas; controle o seu tom de voz; trabalhe a sua respiração; não deixe objetos no seu colo; tenha assertividade durante suas respostas e mantenha contato visual com o profissional condutor do processo de recrutamento e seleção.

Adapte os pontos citados

Certamente, todos os pontos citados são adaptáveis; ao passo que são relevantes para que você tenha atenção durante a entrevista de emprego para que você evite adotar uma postura de autossabotagem profissional por conta da ansiedade da situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.