É possível controlar o que sentimos?

Muitas pessoas se questionam se é possível controlar o que sentimos e se somos capazes de “diminuir” algum sentimento ou emoção de forma racional.

A resposta para esse questionamento, na verdade, é bastante complexa: depende. Não necessariamente podemos controlar o que sentimos, mas sim, podemos controlar como agimos diante disso.

Isto é, o autocontrole pode ser o nosso aliado, mas não necessariamente conseguiremos bloquear determinados gatilhos emocionais.

Pensando nisso, fizemos este guia com considerações importantes para você. Acompanhe.

É possível controlar o que sentimos?

Até certo ponto, podemos dizer que sim. Nós podemos “controlar” o que sentimos no sentido de ter consciência das nossas emoções e sentimentos. Quando entendemos melhor o que sentimos, mantemos um equilíbrio emocional mais apurado.

Afinal, quando não sabemos o que determinada sensação significa, a angústia pode ser ainda maior, fazendo com que nos sintamos sobrecarregados emocionalmente.

Portanto, quanto mais escutamos o que sentimos, mais equilibrados ficam os sentimentos e emoções. Apenas conhecendo o que nós sentimos é que se torna viável controlar ou minimizar os impactos desse sentimento.

Ao mesmo tempo, podemos dizer que temos um grande poder de controlar a forma como agimos diante daquilo que sentimos.

Muitas vezes agimos de forma impulsiva e racional, simplesmente por não dar atenção à emoção. Consequentemente, acreditamos que somos incontroláveis emocionalmente, o que não é verdade.

Sendo assim, precisamos aprender a nomear o que sentimos, identificando esses sentimentos e emoções quando eles aparecem. E, em cima desse conhecimento, podemos tomar atitudes mais equilibradas e menos impulsivas.

Afinal, xingar, sorrir ou gritar, muitas vezes, pode ser uma questão de escolha. Claro que nem sempre conseguiremos “segurar a barra” – e nem devemos forçar tanto assim. Porém, o que queremos dizer que, até certo ponto, nós podemos controlar o que sentimos – ou ao menos equilibrar o nosso reflexo em cima do que é sentido e vivido.

A psicoterapia pode ser uma aliada

Dentro desse cenário, a psicoterapia chega como uma aliada na hora de conseguirmos controlar o que sentimos. Por meio da conversa que acontece entre analisando e analista, torna-se viável colocar em palavras as sensações vividas, e isso traz um conhecimento a mais sobre os gatilhos emocionais e as consequências dos nossos atos em momentos de emoção extrema.

Consequentemente, passamos a enxergar essas situações com uma maior clareza. E isso nos ajuda na hora de diminuir a impulsividade.

Quanto mais conhecemos como sentimos e quando sentimos, mais preparados estamos para essas situações. E quanto melhor for a detecção do sentimento em determinadas circunstâncias, mais fácil será pensar sobre o assunto com clareza.

Afinal, a emoção excessiva pode facilmente nos fazer perder a razão. Porém, quando nos preparamos, conhecendo quem somos e o que sentimos, esse problema tende a diminuir.

Experimente a psicoterapia, fale mais sobre o que você sente e busque se conhecer melhor. Isso pode lhe ajudar no objetivo de controlar o que sente.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil de alguma forma. Boa sorte no seu autoconhecimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.