Salário-maternidade para desempregada: o que mudou nas regras?

Veja quem pode receber e como

É possível obter o salário-maternidade para desempregada em 2021, contudo, com regras específicas. Isso se deve ao que chamamos de “período de carência” do INSS. Hoje (04) verifique com o Notícias Concursos quem pode receber e qual o valor pago. Portanto, tire todas as suas dúvidas.

Um pouco sobre o benefício

O subsídio para as mães é usado como pagamento de pensão alimentícia depois que a criança nasce ou é adotada. Portanto, é o período 04 meses ou 120 dias. Embora homens e mulheres possam recebê-lo, é mais comum que mulheres recebam. Apenas um membro do casal pode fazer isso, independentemente de ser salário-maternidade para desempregada ou não.

No entanto, a preferência por mulheres é justamente o motivo da recuperação pós-parto. Porém, no caso de adoção, por exemplo, qualquer responsável pela criança pode solicitar o benefício, lembrando que é limitado a um dos responsáveis.

O salário-maternidade para funciona como?

Se você deseja ter direito ao recebimento dos benefícios, ainda precisa estar na carência do INSS, contado a partir do final do contrato de trabalho (final do período de aviso prévio). Ou, após receber o benefício do INSS para o desempregado. Ver o prazo:

  • 12 meses para quem contribui para o INSS por até 120 meses (10 anos);
  • Quem contribui com o INSS há mais de 10 anos tem carência de 24 meses.

Portanto, após a suspensão do pagamento do INSS, você receberá o benefício para desempregados em 2021. Nesse caso, vale lembrar que mesmo quem não está trabalhando pode continuar pagando a Previdência Social e permanecer segurado.

salário-maternidade para desempregada
Salário-maternidade para desempregada: o que mudou nas regras? – Foto: Canva Pro

Qual é o valor do subsídio para quem não tem emprego?

Nesse caso, o pagamento é o salário-mínimo mensal, ou seja, 1.100 reais. Por outro lado, quem está empregado recebe um valor correspondente ao seu salário mensal durante o período de assistência. Portanto, pode ser superior ao piso do INSS.

Como é que se solicita o salário-maternidade para desempregada em 2021?

Para fazer isso, basta ir ao aplicativo ou site do INSS. Em seguida, faça o login e acesse a seção de requisitos. Alguns documentos digitais são necessários, como certidões de nascimento ou adoção. Portanto, o pagamento do salário-maternidade para desempregada começará no próximo mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.