Saiba o que acontece se você PERDER o prazo da declaração do Imposto de Renda

Saiba as implicações e o que fazer nesse caso

O último dia para realizar a declaração do Imposto de Renda é 31 de maio. Se você não enviar a sua documentação até esse dia, estará atrasando a entrega e, consequentemente, tendo problemas. Mas, há o que fazer para não deixar a situação muito ruim. Se você perdeu o prazo, saiba que tem como enviar a declaração e ficar regular com o Governo Federal.

Além da multa, há implicações legais para quem não realiza os procedimentos para declaração. A multa pode ser de R$ 165,74 até a quantia de 20% do valor que está sendo devido do imposto. O valor da multa passa a ser calculado do dia que encerrou o prazo até o dia que a declaração for enviada. Mas, o que acontece se não entregar a declaração do Imposto de Renda?

Então, leia mais: Datas da Restituição do Imposto de Renda 2023 são reveladas; Confira calendário

Perdi o prazo: o que devo fazer?

A primeira coisa que você deve saber é que, mesmo se passar o prazo limite, ainda é possível realizar a declaração. Então, tenha em mente que, o quanto antes fizer, melhor. A multa que incidirá é sobre o valor devido de imposto. Ela pode variar de 1% até 20% ao mês. Mas, se você achava que a multa era de apenas R$ 165,00, fique esperto.

O ideal é sempre estar atento aos prazos fornecidos pelo Governo e realizar todos os procedimentos necessários a fim de evitar o pagamento dessa quantia a mais, além de todos os outros transtornos que podem te ocasionar. Depois de enviar os documentos, você terá até 30 dias para pagar a multa. Se a quantia for muito alta, o valor pode ser parcelado em até 60 vezes.

Saiba o que acontece se você PERDER o prazo da declaração do Imposto de Renda
Saiba o que acontece se você PERDER o prazo da declaração do Imposto de Renda – Adobe Stock

O que acontece se não entregar a declaração do Imposto de Renda? Veja as implicações legais do descumprimento

Se a pessoa não enviar a declaração, mesmo que seja depois do prazo, será gerada uma infração com multa de 75% sobre o valor devido (mais os juros). Além disso, ocorrerá outros transtornos como:

  • Bloqueio do CPF;
  • Impossibilidade de tirar passaporte;
  • Proibição de abrir conta-corrente;
  • Prestar concurso público;
  • Não poder realizar financiamentos;
  • Etc.

Ou seja, os transtornos são inúmeros para quem opta por não realizar a declaração. Se você apenas se esqueceu do prazo, é totalmente possível que sua situação seja solucionada. Para isso, é importante que você faça o procedimento o mais rápido possível a fim de diminuir a multa. Tudo o que descrevemos é o que acontece se você não entregar a declaração do Imposto de Renda, por isso, regularize o caso e fique livre de dores de cabeça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.