Formação em Libras pode virar critério de desempate em Concursos

Confira mais detalhes do projeto de lei

Existem alguns critérios de desempate que podem ser essenciais para quem está realizando concursos. Dentre eles, existe a possibilidade das provas de títulos, que podem somar e classificar melhor o candidato. Além disso, tramita na Câmara de Deputados, um projeto de lei que cogita usar a formação de Libras como critério de desempate. Por essa razão, logo abaixo estarão disponíveis informações importantes que podem ter grande valia para quem se candidatou a uma vaga de concurso. Entenda melhor o caso a seguir.

O que é Libras?

Antes de tudo, é importante entender o que de fato é a Libras. Em suma, ela é Língua Brasileira de Sinais, um idioma próprio. O seu modo de comunicação é feito por meio de gestos, expressões faciais e até mesmo corporais.

Essa comunicação é utilizada primordialmente por pessoas com deficiência auditiva, mas também por pessoas ouvintes.

Como dito anteriormente, a Libras é um idioma próprio. Ou seja, cada país tem a sua versão da língua de sinais. Vale lembrar que no Brasil ela é reconhecida como uma forma legal de se comunicar desde a implementação da lei 10.436/2002.

Então, por ser um idioma, ressalta-se que ela é composta por um conjunto de palavras e possui gramática própria. Sim, a LIBRAS é reconhecida como um idioma, assim como, português e inglês.

É por isso que cada cultura possui sua linguagem própria de sinais. Pois, até podem ter fatores semelhantes, mas de modo geral, elas possuem as suas diferenciações.

Entenda como a formação de LIBRAS pode ser critério de desempate em concursos

Não existe nada concreto ainda, mas em março deste ano, um projeto de lei de n.º 1028/2023 propôs incluir a capacitação em libras como critério de desempate em concurso.

Apesar de ainda não estar decidido, o projeto de lei está tramitando na Câmara dos Deputados. Desse modo, cujo teor solicita que a capacitação deve ser comprovada por meio de um certificado de proficiência, o qual poderá ser apresentado até o último dia da inscrição.

Se o projeto de lei for aprovado e entrar em vigor, quem não quiser correr o risco de ficar empatado e perder a sua vaga, deverá correr atrás desse curso de capacitação. Por isso, no tópico abaixo você saberá onde cursar libras. Veja a seguir.

Onde cursar e obter a formação de Libras?

Existem algumas universidades que disponibilizam o curso de Libras Junto da graduação de Letras, como por exemplo Letras e Libras em uma só graduação. Porém, se você não quiser ser um graduado na área, existe a possibilidade de fazer apenas um curso de extensão.

Aliás, essa modalidade acontece por meio de várias plataformas, incluindo a do governo federal. Assim, possibilita as inscrições para o Instituto Nacional de Educação de Surdos, também conhecido por INES.

Por ele é possível fazer de maneira gratuita, tanto online como presencial, o curso de capacitação a partir do módulo iniciante.

No entanto, por existirem poucas vagas para cada turma, saiba que devido à grande procura, o método de seleção é diferente. Em suma, ocorre por um sorteio. Assim, as turmas serão selecionadas.

Somente após a conclusão de todos os módulos no Instituto Nacional de Educação de Surdos, você receberá o certificado de proficiência. Aliás, o documento que será exigência, a partir da aprovação e sanção do projeto de lei.

Fique atento ao edital e os critérios de desempate

Mesmo que o projeto de lei ainda não tenha sido aprovado, é importante ficar atento às especificações do seu edital. Afinal, este é um documento bastante importante. E deve ficar atento, principalmente no que diz sobre os critérios de desempate.

Atualmente, alguns critérios são fundamentais. Um deles, inclui a idade que pode ser um fator de desempate. Dentre outros, também estão inclusos a avaliação de títulos, o teste de Aptidão Física (TAF), entre outros.

Por isso, é necessário analisar todo o edital do concurso que você fará de maneira minuciosa, para não perder a sua vaga. Ou até acabar deixando passar alguma informação que pode ser fundamental na tramitação da sua aprovação.

A partir das informações ditas aqui, foi possível entender que o conteúdo projeto de lei ainda não está valendo com a aprovação. Mas, ao mesmo tempo, saber mais informações sobre como realizar curso de capacitação em libras, inclusive com certificado de proficiência.

A partir daí, basta aguardar todo o processo de tramitação do projeto de lei. Assim, em caso de aprovação, o ideal é o candidato mostrar a certificação o mais rápido possível.  Desse modo, conseguirá a aprovação com o critério de desempate.

Fora isso, mantenha a sua rotina de estudos para gerar mais perto da sua aprovação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.