Saiba como preparar salmão suculento; anote as dicas e ponha em prática

Aprenda todas as dicas para que o salmão fique extremamente saboroso

O salmão é um peixe muito saboroso, saudável, pois é pobre em gordura e rico em ômega 3. Além disso, é muito versátil, e seu consumo pode ser feito de diferentes formas.

Contudo, muita gente tem dificuldade em fazer com que ele não fique ressecado, exatamente por ele não conter muita gordura. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas bem simples, porém valiosas de como preparar salmão suculento. Então, ficou interessado? Pois, continue lendo e confira!

Como fazer salmão suculento?

Em primeiro lugar, ao preparar no forno, o salmão tende a perder a suculência e ficar um pouco ressecado. Mas, existem algumas técnicas que você pode adotar para conseguir preparar o peixe de maneira que ele fique suculento.

Afinal de contas, ninguém quer estragar uma proteína maravilhosa e perfeita como essa, não é mesmo? Por isso, se liga nessas dicas. Dessa maneira, você só vai receber elogios depois de preparar o seu peixe de forma correta.

Saiba como preparar salmão suculento. Foto: Canva Pro

Sele o salmão na frigideira antes de levá-lo ao forno

Então, quando selamos qualquer proteína antes de colocá-la no forno, forma-se uma crosta de proteção. Consequentemente, isso evita que o suco contido na carne saia e que o calor excessivo entre.

Portanto, selar a peça do peixe antes de levá-la ao forno é a primeira dica de como preparar um salmão suculento.

Para isso, é bem simples. Portanto, coloque um fio de azeite em uma frigideira, leve ao fogo e, com o peixe já temperado, coloque no utensílio. Então, a medida em que o peixe formar uma crosta fina, vire-o. Faça isso em todos os lados do salmão, exceto do lado da pele.

Coloque o salmão com a pele para o lado de baixo na assadeira

Então, a pele do peixe protege a carne do contato direto com a superfície quente da assadeira. Sendo assim, uma das dicas para preparar um salmão suculento, é colocá-lo com a pele virada para baixo na hora de assar.

Porém, lembre-se de untar a forma com azeite, óleo ou manteiga para não grudar. Aliás, esse procedimento é importante. Principalmente quando a peça de salmão não é tão alta. Pois, nesse caso, é mais fácil ainda dele perder a suculência enquanto assa.

Controle bem o tempo de cozimento do salmão

Outra dica importante para preparar salmão suculento é não deixá-lo passar do ponto. Para isso, fique atento e não deixe o peixe por tempo demais no forno. Afinal, como já foi dito, quanto mais tempo o salmão fica exposto ao calor, menos suculência ele terá.

A temperatura ideal é um dos pontos essenciais para deixar o salmão suculento

Além do tempo de forno, é importante também estar atento à temperatura dele. Logo, temperaturas altas ressecarão a parte de fora do salmão. Pior, ainda deixar a parte de dentro crua. Sendo assim, coloque o salmão a 180 graus, no máximo, para que ele vá assando aos poucos, de dentro para fora e não perca a suculência no processo.

Cubra o salmão com papel alumínio

Outra coisa importante a se fazer para preparar um salmão suculento é cobrir a assadeira com um pedaço de papel alumínio durante o primeiro estágio do processo de assá-lo.

Assim, o líquido fica preso dentro do alimento e o sabor se mantém.

Após algum tempo, o peixe estará cozido por dentro. Em seguida, você pode retirar o papel alumínio e devolver a assadeira no forno para terminar de assar.

Deixe o salmão descansar antes de cortá-lo

Após retirar o salmão do forno, você deve esperar um tempo antes de cortá-lo. Pois, se cortá-lo ainda quente, todo o líquido sairá. Dessa maneira, a carne ficará completamente ressecada na hora de comer ou servir os convidados.

Entretanto, espere alguns minutos. Dessa forma, o peixe irá amornar e os líquidos, a carne absorverá e incorporará. Então, quando você ou seus convidados forem saborear o salmão, ele estará super suculento e gostoso.

Aposte nos acompanhamentos para deixar o salmão suculento

As guarnições também contribuem para deixar o prato mais suculento. Sendo assim, legumes grelhados, como batatas, aspargos, ervilhas, e molhos são ótimos para acompanhar o salmão.

Então, gostou de aprender a como preparar salmão suculento? Portanto, compartilhe esse conhecimento com seus amigos. Em seguida, volte aqui para ter mais dicas importantes e infalíveis como essas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.