Aprenda como limpar peixe em casa

Confira as nossas dicas para preparar o seu peixe

O peixe é uma fonte de proteína incrível, porém, às vezes algumas pessoas deixam de consumir, pois é um pouco complicado de limpar. Entretanto, existem algumas marcas no mercado que já vendem produto porcionado para otimizar o tempo das pessoas que cozinham. Mas, caso você queira aprender como limpar peixe em casa, hoje, daremos dicas incríveis para você. Aprenda como limpar peixe em casa de forma simples e prática para sempre mantê-lo na sua dieta e usufruir dos seus benefícios. Confira!

Aprenda como limpar peixe em casa; passo a passo

Limpar o peixe não é um bicho de 7 cabeças, mas exige um empenho, principalmente se você não é um profissional. Veja as nossas dicas agora mesmo de como limpar peixe em casa e não tenha mais dificuldades nessa tarefa. Confira!

Reservar um espaço 

Antes de tudo, você precisa reservar um local para começar a limpeza do seu peixe. Afinal, não esqueça que ele é um alimento que ocasionalmente já traz um cheiro peculiar e não deve ser colocado em qualquer parte. 

Separar os utensílios

Após reservar um espaço para a limpeza do seu peixe, comece a selecionar os utensílios que são necessários para começar. Como por exemplo: uma proteção para suas roupas (avental); facas; retirador de escamas; uma tábua; sacos de lixos para o descarte.

Comece pelas escamas

Se você tem um peixe inteiro em mãos, antes de tudo, você precisa fazer a retirada das escamas. Para isso, existe um utensílio essencial que auxilia na retirada de todas as escamas. Então, vá passando em movimentos contínuos para retirar todas elas. Mas cuidado para não se machucar. Então, tente sempre fazer movimentos de dentro para fora, assim, você não correrá o risco de se machucar. 

Quando considerar que todas as escamas do seu peixe foram retiradas, enxugue e vá para o próximo passo.

Vá para o interior do seu peixe

Depois de retirar todas as escamas, faça um corte separando seu peixe em duas partes. Siga preferencialmente a coluna dele. Aproveite esse passo para fazer a retirada dos órgãos que ficam na parte interna. Além deles, retire também a espinha (coluna) do seu peixe e faça uma lavagem.

Pele do peixe

Se você escolher um peixe que possui uma pele fina, use uma faca lisa para tirar a pele com cuidado.

Caso você resolva usar posteriormente, reserve as peles em um pote e guarde para o futuro.

Faça porções 

Após limpar todo o seu peixe, caso não vá consumir naquele momento, faça porções e reserve. Você pode armazenar o que não for usar em potes ou sacos plásticos transparentes.

Receitinha com o salmão que você pode ter acabado de filetar

Receitinha com o salmão que você pode ter acabado de filetar - Reprodução Canva
Receitinha com o salmão que você pode ter acabado de filetar – Reprodução Canva

Para fazer essa receita, você precisará de: duas postas que você tenha acabado de filetar; azeite; dois dentes de alho; alecrim; sal; pimenta do reino a gosto; suco de um limão.

Comece tirando as espinhas do peixe para não ter nenhuma surpresa desagradável no futuro. Após isso, pique ou amasse os dois dentes de alho. Faça uma misturinha com sal, o alho amassado, a pimenta do reino e o suco do limão. Então, passe por toda a posta para que o tempero fique em todo o peixe. 

Coloque o salmão que está marinando na geladeira e deixe por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno, coloque o salmão em uma assadeira com o alecrim e regue com bastante azeite. Se preferir, pode colocar algumas batatas pré-cozidas e temperadas para assar junto e cobrir com um papel alumínio.

Deixe no forno entre 15 a 20 minutos. Em geral, o que determina o tempo que ele vai ficar é o ponto que você gosta de comer. 

Depois que passar o tempo, basta você retirar do forno e servir.

É bem provável que a pele do salmão não esteja crocante. Então, se você não gostar de consumir o salmão com a pele assim, basta retirar antes mesmo de tirar o salmão da assadeira.

Ficou com cheiro de peixe nas mãos após limpar? 

É extremamente normal ficar com o ambiente ou as mãos com cheiro de peixe ao manusear esse alimento. Mas, não se preocupe, pois existem duas maneiras de eliminar esse cheiro de forma rápida e eficaz. 

Se a sua pia ficou com um cheiro, basta na hora da limpeza dela você usar um limão em forma de suco e esfregar com o detergente neutro. Depois disso, enxágue normalmente.

Caso o cheiro tenha ficado nas mãos, você pode usar vinagre de álcool nas mãos. Depois, enxaguar com o sabonete de sua preferência.

Esperamos que as nossas dicas incríveis te ajudem a preparar o seu próprio peixe! É só seguir o nosso passo a passo para usufruir de vários pratos maravilhosos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.