Como ser emocionalmente forte nos estudos

Não existe fórmula mágica ou segredo para ser emocionalmente forte nos estudos. O que existe é o autoconhecimento, o respeito por si próprio e outras ações que podem ajudar na hora de equilibrar as demandas dos estudos.

Neste conteúdo, apresentamos essas e outras considerações que podem lhe ajudar no seu dia a dia acadêmico. Acompanhe e saiba mais!

Como ser emocionalmente forte nos estudos

Para ser emocionalmente forte nos estudos você precisa de tempo e paciência. Você precisa respeitar os seus próprios limites, sem querer ser uma pessoa “fria” no dia a dia.

Até porque ser emocionalmente forte não é o mesmo que não sentir nada. Uma coisa não tem nada a ver com a outra!

Ser forte emocionalmente é saber lidar com as emoções, sem deixar que ela lhe abale por completo quando aparecerem com mais força. Ao mesmo tempo, é saber respeitar os próprios limites e entender os gatilhos por trás do que é sentido.

Abaixo, nossas dicas focam nessas premissas, e não na ideia de “esgotar” as emoções. Veja:

1. Evite de tentar “abraçar o mundo”

Esteja ciente de que ninguém nasceu com superpoderes neste mundo. Todo mundo tem os seus próprios limites e ninguém é capaz de “abraçar o mundo”. Estar atento a isso evita que você acabe querendo fazer coisas muito acima do ideal e do saudável. Respeite seus limites!

2. Faça por você, e não para suprir expectativas alheias

Quando você estiver estudando para uma prova ou preparando um trabalho, considere fazer isso por você. Foque nos sentidos por trás dos seus estudos: Se desenvolver, crescer, descobrir coisas novas… E não no que os seus familiares ou amigos vão pensar de você.

Coloque-se em primeiro lugar se quiser ser emocionalmente forte nos estudos.

3. Foque em uma etapa de cada vez

Uma etapa de cada vez! Nada de querer fazer tudo ao mesmo tempo, atropelando o seu desenvolvimento e colocando-se dentro de tarefas gigantescas e com metas irreais. Mais vale um passo de cada vez e chegar à linha de chegada, do que um pulo que faça você cansar no meio do caminho.

4. Permita-se pausar

Pause quando precisar descansar. Novamente, lembre-se de que você não tem superpoderes e que de vez em quando irá se cansar. E tudo bem! Descanse o necessário, pause o que for necessário e retome com muito mais energia e afinco.

5. Escute as suas emoções e aprenda a lidar com elas

Escute as suas emoções quando elas aparecerem. Afinal, como ser emocionalmente forte nos estudos se você simplesmente negligenciar o que sente?

Portanto, preste atenção no que vem à tona em determinadas situações. Escute-se e busque entender o que você sente. Pense em soluções mais racionais para cada uma dessas circunstâncias, pause quando precisar pausar e desabafe quando for importante fazer isso.

Tudo isso lhe ajuda a lidar melhor com o que você sente.

6. Faça psicoterapia e pratique o autoconhecimento

Faça psicoterapia para se conhecer ainda mais e, no dia a dia, pratique o autoconhecimento. Conheça seus pontos fortes, fracos e os seus limites. Tudo isso poderá servir de alicerce para lidar com as adversidades da vida de estudante, estimulando a sua inteligência emocional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.