Como temperar peixe de maneira correta? Veja técnicas para arrasar

Confira as nossas dicas incríveis para seu peixe ficar delicioso

O peixe é um ingrediente muito versátil, estrela de receitas assadas, fritas, cozidas, etc. São muitas as opções. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas incríveis de como temperar peixe de maneira correta para que você veja técnicas de arrasar! Ficou interessado? Sim ou com certeza? Então, continue lendo e você irá preparar peixe igual a um Masterchef!

O peixe

Seja de água doce ou do mar, o peixe é uma proteína apreciada nas cozinhas do mundo inteiro. Com sabor agradável e muito nutritivo, quase todo mundo gosta de peixe. Então, que tal saber como temperar peixe de maneira correta?

Existem milhares de receitas com peixe, que contemplam desde o gosto mais refinado até o paladar das crianças. Enfim, seja nos restaurantes estrelados ou no fast food, com toda a certeza o peixe é um dos protagonistas. Então, confira algumas ótimas dicas de como temperar o seu peixe para que você faça um prato delicioso!

Tempero para peixe

Para temperar peixe de maneira correta, é preciso se ter um certo equilíbrio. Isso porque o sabor do peixe, geralmente, é bem suave e característico. Então, o tempero deve ser marcante o suficiente para trazer sabor a uma proteína que é bem neutra. Entretanto, é preciso fazer isso sem ser invasivo demais e acabar anulando o gosto natural do peixe.

Esse tempero deve ser pensado levando em consideração vários fatores, como qual o peixe que você deseja temperar e, principalmente, em qual receita você irá usá-lo. Por isso, fizemos uma lista de algumas dicas para temperar peixe de maneira correta de acordo com a forma de preparo. Dessa forma, elas podem ser feitas com praticamente qualquer tipo de peixe, só dependendo do seu gosto e da disponibilidade que você tem.

Como temperar peixe para fritar

O peixe preparado frito é um dos coringas para os cozinheiros. Por isso, saber fazer um tempero saboroso para ele é essencial. 

Para fazer esse tempero, você vai precisar de:

  • Dentes de alho amassados;
  • Orégano;
  • Sal;
  • Pimenta do reino;
  • Vinagre;
  • Suco de limão;
  • Um pouco de água.

Quando for espremer o limão, lembre-se de retirar todas as sementes, para evitar que o peixe fique amargo. Junte ao suco de limão todos os ingredientes. A quantidade de cada um deles irá depender de quanto peixe você deseja temperar. A água serve para diluir os temperos e equilibrar os sabores. 

Deixe o peixe, já cortado, marinando nessa mistura por mais ou menos meia hora. Quando for fritar o peixe, retire pedaço por pedaço para colocar no óleo quente ou, caso você for empaná-lo, na farinha.

Isso porque, se você despejar tudo junto com o caldo no azeite quente, ele irá transbordar e derramar, o que pode causar acidentes. No entanto, se for o caso de você o empanar, o líquido misturado com a farinha irá prejudicar a crocância do peixe.

Como temperar peixe para assar

Como temperar peixe para assar - Reprodução Canva
Como temperar peixe para assar – Reprodução Canva

 

Para assar um peixe, é melhor que seja com ele inteiro. Isso para preservar a sua suculência e os seus sabores naturais.

Uma dica de como temperar peixe de maneira correta para assar é juntar:

  • Tempero baiano;
  • Sal;
  • Alho;
  • Azeite;
  • Alecrim.

Faça uma pastinha com todos esses ingredientes. Coloque o peixe na assadeira e faça alguns cortes diagonais paralelos nas suas laterais. Então, passe a pasta de tempero no peixe todo, inclusive pelo seu interior e por dentro dos cortes. 

Coloque plástico filme em volta da assadeira e leve-a para a geladeira. Agora, deixe descansando por algumas horas. Uma dica é fazer esse preparo na véspera de assar o peixe, para que todos os sabores dos temperos fiquem bem colados ao peixe.

Como temperar peixe para sopas

As sopas de peixe são uma ótima opção para os dias frios. Além de poder ser servida fria, elas são ótimas como entrada nos dias mais quentes.

Para se temperar peixe de maneira correta para fazer uma sopa, você vai precisar de:

  • Pimentões verdes, amarelos e vermelhos picados;
  • Cebolas em cubos;
  • Alho amassado;
  • Sal;
  • Azeite.

Em uma panela, aqueça o azeite e junte o alho e a cebola até que fiquem bem dourados. Depois, adicione os pimentões e o sal. Depois que os pimentões começarem a fritar, junte o peixe, já cortado e refogue bem. Em seguida, tampe a panela e deixe assim até que comece a fritar. Depois disso, é só adicionar os demais ingredientes da sua sopa.

Agora que você já sabe de todas essas dicas incríveis para temperar peixe de maneira correta, é só colocar todas elas em prática! Siga todo o nosso passo a passo que você vai arrasar nos pratos com peixe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.