Saiba como identificar o novo aplicativo oficial do Cadúnico 2022

Ministério da Cidadania lançou nova atualização do app do Cadúnico ainda no final da última semana. Saiba identificá-lo

Já está disponível para download a nova versão do app oficial do Cadúnico. O Governo Federal lançou a aplicação ainda no final da última semana. Neste momento, qualquer cidadão pode se dirigir até a sua loja de aplicativos no celular e baixar o aplicativo. Mas o ato que parece simples, pode se tornar um problema.

Isso porque ao pesquisar o nome Cadúnico nas lojas de aplicativos, dezenas de opções diferentes aparecem automaticamente. Caso baixe a aplicação errada, o cidadão pode acabar entrando em um problema. Há um temor de que bandidos possam usar esses meios para aplicar golpes.

A boa notícia para os usuários é que o app oficial do Cadúnico tem uma interface muito única. Dessa forma, o cidadão não terá muita dificuldade para encontrá-lo e baixá-lo da maneira correta. Segundo o Ministério da Cidadania, o interface do app é azul com uma faixa verde e amarelo por trás do nome. Veja abaixo:

Reprodução: Ministério da Cidadania

Se mesmo com a imagem, você ainda não está seguro. Aqui estão os links para o download da aplicação.

Não há diferença para os dois casos. Segundo o Ministério da Cidadania, o aplicativo tem basicamente as mesmas funções tanto para Android como também pra iOs.

Funcionalidades

No momento em que anunciou o novo app, o Governo Federal também deu alguns detalhes sobre as funcionalidades da nova aplicação. A partir de agora, as informações estão mais organizadas dentro do menu principal.

Além disso, o Governo também explicou que as pessoas podem usar o app para verificar se o Cadúnico delas está de fato atualizado. Caso não esteja, ela pode atualizar por confirmação, ou encontrar uma sede de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próxima.

Uma novidade para esta versão, é que o cidadão poderá começar a iniciar o processo de inscrição no Cadúnico. O Governo explica que o ato pode poupar muito tempo dos cidadãos. A confirmação da entrada, no entanto, ainda precisa ser feita de maneira presencial.

O Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes dos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em resumo, são cidadãos que precisam de alguma ajuda dos poderes políticos.

O Governo Federal usa a base de dados do Cadúnico para selecionar indivíduos para os seus programas. É exatamente isso o que acontece com o Auxílio Brasil, com o vale-gás nacional e com a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Além do Governo Federal, várias unidades da federação que pagam benefícios sociais também utilizam o Cadúnico como porta de entrada. A inscrição nesta lista segue sendo responsabilidade dos municípios.

É importante lembrar que o ato de fazer parte do Cadúnico não garante presença automática em nenhum benefício social, seja ele de cunho federal, estadual ou municipal. O cidadão que entra na lista ainda precisa esperar até que seja selecionado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.