Saiba como economizar na conta de luz do final do mês

Com algumas mudanças de hábito é possível dar um alívio para o seu bolso

Uma das formas de garantir uma grande economia no final do mês é a mudança de alguns hábitos de seu cotidiano, que podem garantir um alívio para o bolso. Algumas situações do dia a dia podem fazer com que você gaste mais do que o necessário, o que pode pesar no seu orçamento. Economizar na conta de luz pode ser uma boa saída.

De fato, a conta de luz é um assunto em voga nos dias de hoje, principalmente pelo fato de que de tempos em tempos, o governo muda a bandeira tarifária, o que pode tornar a utilização de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, um pouco mais cara. Portanto,é preciso ficar de olho e procurar gastar menos.

Atualmente a conta de luz tem ficado mais cara. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), houve em 2022, um reajuste de cerca de 11,35% para as residências de todo o país. Nove distribuidoras tiveram um reajuste de 20% neste ano, o que pesa bastante ao consumidor final.

Por essa razão, é preciso ficar atento e procurar economizar no dia a dia. O chuveiro elétrico, por exemplo, é um dos grandes consumidores de energia de uma residência. No caso de uma família com um número grande de pessoas, o gasto com o banho pode ser bastante expressivo.

Como economizar com energia elétrica

Felizmente, com algumas dicas e estratégias, é possível economizar bastante a energia elétrica de sua residência, reduzindo os gastos e a conta de luz no final do mês. Essas medidas são simples e podem ser incorporadas em seus hábitos, no seu dia a dia, sem muita dificuldade. Vamos lá!

1 – Troque seus aparelhos elétricos

Alguns aparelhos eletroeletrônicos mais antigos podem consumir bastante energia elétrica. Além disso, eles não são muito úteis, apresentando uma baixa eficiência e um alto consumo de luz. Desse modo, é conveniente trocá-los por outros mais modernos, de forma a gerar uma economia.

2 – Tire os aparelhos da tomada

É importante observar que diversos tipos de aparelhos eletroeletrônicos consomem luz mesmo estando desligados. Por essa razão, é indicado que os tire da tomada quando não for utilizá-los. Dessa maneira, eles não consumirão energia elétrica, possibilitando uma grande economia na sua conta de luz.

3 – Cuidado com o carregador de celular

Muitas pessoas deixam o celular com seu carregador na tomada mesmo depois de ter recarregado toda a sua bateria. Dessa maneira, há um gasto exponencial em sua conta de luz que poderia ser facilmente evitado. É preciso tirá-lo da tomada logo depois de ter terminado a recarga, evitando o desperdício.

4 – Horário de pico

Uma boa estratégia para economizar energia elétrica é evitar tomar banho em horas específicas, nos chamados horários de pico, onde o gasto energético costuma ser um pouco mais caro. Desse modo, é preciso mudar alguns hábitos, incluindo o período do dia onde você toma seu banho.

5 – Troque de chuveiro

Como falado anteriormente, o chuveiro é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica em uma residência. Se ele for velho, é conveniente trocá-lo por um equipamento mais novo. Antes de adquirir o produto, consulte qual é seu gasto energético, de forma a adquirir um mais econômico.

6 – Invista em iluminação natural

A iluminação natural pode ajudar na economia de luz no final do mês e ainda trazer um conforto visual e bem estar no ambiente. Pode ser uma boa ideia pintar as paredes de cor clara que podem refletir a luz solar. Deve-se ter cuidado com móveis e armários, para que não atrapalhem na sua difusão.

7 – Troque suas lâmpadas

A iluminação de uma residência com lâmpadas, pode ser responsável por cerca de 20% dos gastos com eletricidade. Portanto, o ideal é optar por aquelas que possuem um menor consumo. As lâmpadas em LED tem um melhor custo benefício, sendo 80% mais econômicas que as tradicionais.

8 – Cuidado com o ferro elétrico e a máquina de lavar

Assim como o chuveiro elétrico, as máquinas de lavar e o ferro podem ser grandes consumidores de energia. Pode ser uma boa ideia passar várias roupas de uma vez, além de juntar várias roupas para lavar juntas na máquina. Dessa maneira, é possível obter grandes resultados e reduzir a conta de luz no final do mês. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.