Seis dicas de como tornar o uso de eletrônicos mais sustentável

A Samsung separou dicas para uma relação mais consciente e responsável com a tecnologia

Empresas e consumidores têm papeis fundamentais no cuidado com o nosso planeta. A Samsung sabe disso e preparou seis dicas sobre como o consumidor pode usar seus eletrônicos de um jeito mais responsável com o meio ambiente. Confira. 

Conheça o produto que está comprando 

Se está precisando de um dispositivo novo, entenda primeiro quais são suas necessidades (alta performance, telas de última geração, mobilidade etc.) e pesquise os melhores produtos para essa finalidade. Essa é a melhor forma de garantir uma compra mais assertiva e que realmente irá atender às suas necessidades e ao seu perfil. Outra dica importante é prestar atenção ao nível de eficiência energética dos aparelhos, principalmente dos eletrodomésticos. 

Reutilize as embalagens do seu novo produto 

Lembre-se que o material de embalagem do seu dispositivo pode contribuir para um uso mais sustentável. Reutilizar é um bom jeito de evitar a geração de lixo, então você pode embalar objetos frágeis aproveitando o plástico bolha e usar o papelão para montar uma casinha para o seu pet. 

A própria Samsung tem realizado iniciativas para fazer com que suas embalagens sejam mais úteis depois do processo de entrega. Enquanto algumas servem de apoio para notebooks, outras servem para a tal casinha para animais de estimação. Em vez de simplesmente descartar a caixa após abrir o produto, é possível acessar o site especial criado pela Samsung e descobrir todas as maneiras criativas de reaproveitamento. Caso não encontre nenhuma utilidade para esses materiais, você pode separá-los e descartar adequadamente. 

Evite o desperdício de energia 

O consumidor atual tem estado cada vez mais conectado, seja em casa, na sala de aula ou no escritório. Independentemente de onde você esteja, tenha o cuidado de evitar o desperdício de energia enquanto usa o seu dispositivo eletrônico. Além de apagar a maior quantidade possível de luzes durante o dia, você também pode se policiar para remover da tomada os carregadores que não estão sendo utilizados. Atente-se também à porcentagem de bateria dos seus produtos; eles não precisam continuar ligados na tomada depois de alcançar os 100%. 

Descarte seu lixo eletrônico de forma adequada 

Fone de ouvido que só funciona de um lado, cabo USB-C que não carrega mais ou um dispositivo que nem liga? Lembre-se que, ao descartar esses materiais, eles se enquadram na categoria de lixo eletrônico. Isso significa que eles devem ter um descarte diferenciado para evitar um impacto negativo no meio ambiente 

Ainda nesse sentido, a Samsung desenvolveu um programa de logística reversa, no qual você pode descartar produtos de pequeno, médio ou grande porte de forma adequada. Para isso, existem pontos de coleta disponibilizados pela Samsung em suas lojas e também em parceria com demais fabricantes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, operados pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e pela Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos Green Eletron. Para obter a localização dos pontos de coleta acesse os sites: https://abree.org.br/ e https://www.greeneletron.org.br/. 

Invista em equipamentos produzidos com materiais reciclados 

Existem muitos caminhos para reduzir a geração de lixo eletrônico no mundo. No caso de equipamentos eletrônicos, a Samsung já desenvolve alguns de seus modelos com componentes reciclados. Esse é o caso do tablet Galaxy Tab S8 5G, dos notebooks da série Galaxy Book2 Pro4 e dos novos modelos de smartphone da linha Galaxy S22 5G5, que possuem componentes feitos a partir de redes de pesca que seriam descartadas no oceano e gerariam grandes ameaças à vida marinha. 

Entenda o que sua marca favorita está fazendo pelo planeta 

Dê preferência às empresas que já adotaram esse tipo de prática. É importante que marcas do mundo todo adotem iniciativas benéficas para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. 

Obviamente que a Samsung tem sua própria política ambiental, através da iniciativa Galaxy For The Planet, um conjunto de metas para reduzir a pegada ambiental até 2025. Faz parte dessa política as iniciativas de logística reversa e o uso de componentes reciclados. Esses são alguns exemplos de iniciativas e ações com as quais a Samsung busca contribuir para a preservação ambiental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.