Saiba como descobrir se caiu na Malha Fina ou se vai receber restituição

Confira mais detalhes sobre este ponto importante na declaração do Imposto de Renda

Hoje nós vamos passar algumas informações para que você saiba como descobrir se caiu na Malha Fina ou se vai receber restituição do Imposto de Renda em 2023.

A declaração de Imposto de Renda é uma obrigação anual para a maioria dos brasileiros. Então, todos os anos, milhões de contribuintes preenchem seus formulários e enviam suas informações para a Receita Federal. Entretanto, após o envio, é comum surgir a preocupação em relação à Malha Fina e à restituição do imposto.

Para que você entenda melhor o que é a Malha Fina e saiba como descobrir se vai receber a restituição, nós reunimos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar. Sendo assim, acompanhe a leitura até o final e confira mais detalhes sobre esta etapa bastante importante para quem entregou a declaração.

Saiba como descobrir se caiu na Malha Fina ou se vai receber restituição
Saiba como descobrir se caiu na Malha Fina ou se vai receber restituição. Foto: Canva

O que é a Malha Fina do Imposto de Renda?

Quando o assunto é Imposto de Renda, muitas pessoas ficam preocupadas com a possibilidade de cair na chamada “Malha Fina”. Mas o que é exatamente isso?

A Malha Fina é um processo de análise mais minuciosa da declaração de Imposto de Renda por parte da Receita Federal. Com isso, o objetivo é verificar se as informações declaradas pelo contribuinte estão corretas e compatíveis com as informações disponíveis no sistema do Fisco.

Em suma, a Malha Fina significa que a Receita Federal encontra alguma inconsistência ou divergência entre as informações declaradas pelo contribuinte e as informações contidas em outras fontes. Por exemplo, como empresas, bancos, imobiliárias.

Nesses casos, é possível que o contribuinte seja chamado a prestar esclarecimentos e apresentar documentos que comprovem as informações declaradas. Dessa forma, alguns exemplos de situações que podem levar à Malha Fina são rendimentos declarados diferentes entre o contribuinte e as empresas onde trabalhou, despesas médicas fora do padrão, entre outros.

Como descobrir se caiu na Malha Fina ou se vai receber restituição?

Receber a restituição do Imposto de Renda é algo que muitos brasileiros aguardam todos os anos. No entanto, é importante ficar atento para não cair na malha fina do Imposto de Renda.

Caso o contribuinte caia nessa situação, isso significa que a Receita Federal identificou alguma irregularidade em sua declaração. Por isso, a mesma será retida para conferência.

Para descobrir se caiu na Malha Fina, é possível consultar o extrato da declaração no site da Receita Federal. Ao acessar o extrato, é possível verificar se há alguma pendência ou inconsistência na declaração.

Caso haja pendência, é necessário realizar a correção das informações para então solicitar a liberação da declaração. Então, caso a correção não seja feita, a declaração permanecerá retida. Consequentemente, o contribuinte não receberá a restituição.

Por outro lado, se ao consultar o extrato da declaração não houver nenhuma pendência ou inconsistência, é provável que a restituição seja liberada normalmente. Logo, o contribuinte receberá o valor ao efetuar o pagamento.

O que fazer se não tiver essa restituição?

Conforme já dito anteriormente, o Imposto de Renda é uma obrigação anual de muitos contribuintes no Brasil. Porém, mesmo com todo cuidado e atenção na hora de fazer a declaração, é possível que ocorram equívocos ou erros que levem a cair na temida Malha Fina. Assim, essa situação, embora seja um processo burocrático e desgastante, não é o fim do mundo. Há algumas medidas que podem solucionar o problema.

A primeira dica é tentar entender qual foi o erro que levou à conferência da declaração pelo órgão responsável. Para isso, é importante fazer a consulta no site da Receita Federal ou agendar um atendimento presencial. Em muitos casos, é possível que a declaração caia na malha fina por conta de despesas declaradas que não condizem com a realidade ou por falta de comprovação desses gastos.

Nesse sentido, é preciso juntar os comprovantes e documentos que comprovem tais gastos e retificar a declaração, apresentando essas informações ao fisco.

Outra atitude importante é pagar os valores devidos referentes ao imposto devido ou prejuízos fiscais, evitando assim a perda de tempo e dinheiro. Além disso, é recomendável contratar profissionais especializados e capacitados para orientá-lo durante todo o processo e auxiliar na correção da situação de forma correta e rápida.

Então, seguir essas dicas é um meio para solucionar a situação da melhor forma possível e evitar problemas futuros. Agora você já sabe tudo sobre o IR e como descobrir se caiu na Malha Fina ou se vai receber restituição. Então, é só seguir as orientações para obter essa e outras informações sobre o Imposto de Renda 2023!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.