Saiba como comprar um bom café através do selo de qualidade

Bebida é bastante consumida no Brasil

O café brasieiro é considerado um dos melhores do mundo. De fato, é a segunda maior bebida consumida no país. Existem inúmeras opções no mercado, de modo a agradar todo o tipo de consumidor. A bebida tradicional extraforte, por exemplo, é a mais comercializada, com 83% de toda a venda, e tem um ótimo custo benefício.

Mesmo com inúmeras opções, o consumidor deve tomar cuidado antes de adquirir o produto. Ele deve observar o preço, mas também considerar a embalagem do café. Isso se deve ao fato de que a bebida recebe certificação de pureza e de qualidade que confirmam o padrão pleiteado pelo Ministério da Agricultura.

A empresa que deseja vender o produto com os selos de qualidade e pureza da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) deve passar por um processo com algumas etapas. Todavia, é preciso que o empreendedor preencha uma ficha contendo a categoria do café, que vai do tradicional ao gourmet. 

Outra questão a ser considerada é a de que o dono da empresa produtora de café deve enviar uma amostra da bebida para análise. Analogamente, a Abic então deverá realizar um reconhecimento sensorial do produto produzido pela organização, para então conceder o selo de qualidade ao produtor.

Produto de qualidade      

A princípio, depois de a empresa produtora de café receber seu selo de qualidade da Abic, ela deve, um ano depois da certificação, passar por uma avaliação sobre as suas instalações e as condições de trabalho oferecidas aos funcionários. A visita pode ser remota ou presencial, feita por uma organização certificadora.

Desse modo, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) também certifica o café, e exige para análise, o envio de uma amostra de dois quilos do produto produzido pela empresa. Alguns provadores examinam a qualidade da bebida e observam alguns quesitos como a cor, tipo, aspecto, a torra, etc.

Vale ressaltar que após a aprovação do café seguindo alguns critérios estabelecidos, a bebida passa para uma outra etapa da análise. Nesta fase, a BSCA avalia a doçura, sabor e a acidez do produto. Após passar por todas as fases, o café da empresa, caso for aprovado, recebe o selo de certificação.

Ademais, mesmo com a certificação e aprovação do café, as empresas produtoras devem passar por auditorias de tempos em tempos que deverão analisar a qualidade do produto através de amostras do mesmo, sem aviso prévio. 

Café torrado

A princípio, o Ministério da Agricultura estabeleceu uma portaria 570 no início de janeiro que determina o padrão oficial da classificação relacionada ao café torrado no país. Além disso, endossa o trabalho de órgãos de defesa do consumidor para trabalhar em busca de fraudes relativas ao produto produzido.

Segundo a Abic, a alteração é de suma importância para o consumidor de café, visto que torna obrigatório que as marcas produtoras apresentem mais dados e informações sobre seu produto nas embalagens. Deverão ser descritas as espécies de cafés utilizadas, o ponto de torra e o padrão de qualidade.

Dessa maneira, os cafés produzidos pelas empresas que apresentarem sinais de fraude, ou mesmo considerados impuros, deverão ser desclassificados. Sendo assim, é proibido o comércio e o fornecimento a clientes e consumidores. Ou seja, estarão proibidos de participar do mercado.

Tipos de café 

No Brasil existem quatro tipos de café principais, com características distintas. Eles variam de acordo com seu preço, qualidade, tipos de torra e muito mais. Portanto, oconsumidor deve considerar alguns aspectos antes de adquirir o produto comprando uma bebida de acordo com seu perfil.

O café tradicional possui um aroma e sabor comum. É possível encontrar a bebida facilmente nos supermercados de todo o país. É um produto que apresenta um ótimo custo benefício para seus consumidores. Em sua produção, as empresas costumam evitar alguns grãos com defeito, mas eles não há uma proibição proibidos.

Já o café superior possui um sabor e aroma acentuados, o produto possui um alto valor agregado e possui o máximo de 10% de grãos defeituosos. Ele tem uma ótima qualidade. Por outro lado, o café gourmet, não possui nenhum grão defeituoso, é de alta qualidade, possui notas frutais, achocolatadas e de nozes, é raro e fino.

O café especial se destaca por possuir aromas e sabores complexos, e deve apresentar em sua embalagem detalhes como a variação da safra, e a certificação de origem. A certificação possui requisitos bastante rígidos. Os processos necessários para a sua produção devem ser feitos de forma sustentável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.