Conheça as dicas de como estudar Lei de Trânsito para concursos

Saiba como ter bons estudos para essa disciplina presente em diversos concursos

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um assunto muito cobrado em inúmeros processos seletivos da área e deve ser algo de atenção para os candidatos. Logo, dicas de como estudar Lei de Trânsito para concursos vêm a ser cada vez mais necessárias entre os interessados.

Com isso, o mais importante é conhecer as bases da lei que rege esses regulamentos, incluindo a sua definição, a sua história de criação, a sua finalidade, as suas atualizações, entre outras informações relevantes.

Confira como estudar Lei de Trânsito para concursos

Sendo assim, o primeiro passo dessa jornada é entender a Lei n° 9503/97, a qual tem a atribuição de instituir o Código de Trânsito Brasileiro, o qual, por sua vez, é quem rege o uso das vias terrestres pelos cidadãos.

A jurisdição em questão sustenta sua atuação em conjunto com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). E nesse contexto, é fundamental que o participante, ao estudar Lei de Trânsito para concursos, entenda a associação de cada órgão. Bem como a divisão de funções e em que situações cada regimento se aplica.

Divisão do conteúdo

Após construir noções breves e conceituais do tema, os professores recomendam a fragmentação do conteúdo e a construção de uma possível enumeração das etapas do estudo. Isso porque a Lei n° 9503/97 é tida como uma legislação relativamente grande, com 341 artigos.

A sugestão para a divisão é a seguinte:

  • Conceitos e Definições;
  • Sistema Nacional de Trânsito;
  • Normas Gerais de Circulação e Conduta;
  • Penalidades e Medidas Administrativas;
  • Crimes de Trânsito;
  • Infrações de Trânsito.

Mudanças legislativas

Paralelamente, muitos processos seletivos, como da Polícia Rodoviária Federal, também cobram as atualizações que surgem em cima desses regulamentos. Por isso, também é essencial que o aluno contemple as alterações do CTB no seu conteúdo programático.

Por exemplo, no ano de 2021, a Lei n° 14071/20 entrou em vigor no país. Com isso, representou uma atualização importante no que diz respeito à multas, às regras de transporte de crianças, às burocracias de documentação etc.

Sendo assim, os destaques foram: Prazo de renovação da CNH e seus protocolos de mudança para as categorias C e D; Limites de pontos para a suspensão da CNH; Redução de velocidade para ciclistas; Proibição do transporte de crianças menores de 10 anos na garupa da moto; etc.

Resolução de questões na Lei de Trânsito para concursos

Para mais, além de estudar Lei de Trânsito para concursos de modo teórico, qualquer interessado deve se ater à resolução de questões práticas. Afinal, é nesse momento que o rendimento real virá à tona e mostrará onde o estudante precisa melhorar e aprimorar seus conhecimentos.

Assim sendo, é importante ter um cronograma para responder as perguntas, corrigir o questionário, revisar o conteúdo e refazer as questões. Esse passo a passo servirá, então, para sedimentar os temas já vistos e para ajudar na memorização daqueles já aprendidos.

Preparação com antecedência para estudar Lei de Trânsito

Apesar de muitos dos candidatos possuírem noções sobre dinâmicas de estudo a longo prazo, alguns ainda se perdem nesse conceito e se organizam um pouco mais em cima da hora. Infelizmente, na maioria das vezes, o resultado é negativo.

Logo, qualquer pessoa com intuito de aprovação em processos seletivos públicos deve estudar Lei de Trânsito para concursos com antecedência, a fim de adequar a quantidade de assuntos requisitados, que não é pouco, em um intervalo de tempo específico.

Com isso, até mesmo é importante trabalhar o fator emocional, já que a ansiedade costuma ser uma vilã na hora da prova. Assim, essa associação é válida visto que esse tempo maior para sedimentar o conhecimento garante uma maior segurança para com o aluno.

Cursos e materiais didáticos

Por fim, uma excelente forma de aumentar a probabilidade de aprovação é assinar um curso preparatório, seja ele presencial ou online. Geralmente, tanto a sua estrutura física quanto as suas plataformas contêm ferramentas úteis que agem como facilitadoras do aprendizado.

Além disso, todo e qualquer curso possui materiais didáticos exclusivos que são disponibilizados ao longo da capacitação acadêmica. É interessante ir atrás de resumos, exercícios resolvidos, legislações comentadas e muito mais.

Por consequência, o candidato não ficará sozinho para estudar Lei de Trânsito para concursos e contará com uma assistência especializada no seu objetivo principal, seja de forma genérica ou focada em uma prova particular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.