Saiba como atualizar seus dados no Meu INSS com simples passos

Aplicativo e site estão à disposição da população

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu um novo canal digital, com o objetivo de facilitar e tornar mais eficiente os serviços prestados à população brasileira. A princípio, como a plataforma é recente, há uma grande curiosidade relacionada a esse novo recurso apresentado pelo instituto aos cidadãos.

Analogamente, a central de serviços Meu INSS foi desenvolvida pelo DataPrev, que é uma empresa de tecnologia e informações da Previdência Social. Os segurados do instituto devem ficar atentos e manter seus dados e informações atualizados para evitar quaisquer problemas relacionados a seus direitos e benefícios.

Atualizar as informações junto ao INSS é bastante importante. Dessa forma, se evita inúmeros contratempos, como por exemplo, atrasos ou até mesmo a suspensão dos pagamentos relativos aos benefícios previdenciários. Sendo assim, ter os dados atualizados também garante uma maior facilidade na análise de outros benefícios.

Desse modo, é importante ressaltar que o Meu INSS é uma plataforma digital da Previdência Social onde os segurados do instituto podem fazer uma consulta, requerimentos, e agendamentos, de forma remota, no conforto de suas residências. É possível acessar a central de serviços pelo aplicativo ou ainda, pelo site na internet.

Informações no Meu INSS

Os segurados do INSS, ao acessar a plataforma digital, terão uma maior facilidade e praticidade no acesso aos inúmeros serviços da Previdência Social. O aplicativo Meu INSS oferece ao cidadão várias opções, como por exemplo, solicitação de aposentadoria, requerimento de benefício por incapacidade temporária, pensão, etc.

Ademais, no caso do segurado ter a necessidade de atualizar informações importantes sobre o INSS, ele pode utilizar a central de atendimento digital para alterar seu endereço. Além disso, ele pode também mudar seu número de telefone, e seu e-mail. Pode-se fazer isso através do aplicativo Meu INSS ou ainda pelo site.

Para atualizar as informações pelo Meu INSS, é necessário acessar o aplicativo ou o site. Em seguida, deve-se fazer login com seu nome de usuário e senha no Gov.br. Depois, o cidadão precisa, no menu, clicar em “Novo pedido”. Após todo esse processo, é preciso então selecionar a opção “Atualização de cadastro e atividade”.

Em seguida, o segurado do instituto deve clicar em “Atualizar cadastro e/ou benefício”. É preciso então preencher todas as informações atualizadas e confirmar a solicitação. Dessa forma, o cidadão, também, caso preferir, pode fazer a atualização dos dados de seu cadastro pela central de atendimento telefônico 135.

Meu INSS
Meu INSS/Fonte:pixabay

Servidores inativos e pensionistas

Vale ressaltar que ao atualizar as informações de cadastro pelo Meu INSS, o cidadão segurado pelo instituto, evita diversos problemas futuros. Além disso, ele garante seus benefícios, direitos e seu contato com o INSS de maneira eficiente. Tanto o aplicativo, quanto o site, oferecem a possibilidade de consulta e atualização.

O INSS divulgou nesta segunda-feira (09/10), uma lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários do instituto que terão seus pagamentos suspensos por não estarem de acordo com a convocação e notificação para realizar a prova de vida. Em suma, ela é anual e se refere aos aniversariantes do mês de julho de 2023.

De acordo com o INSS, o retorno do pagamento desses pensionistas e servidores inativos está relacionado à realização da prova de vida do instituto. Eles deverão, dessa forma, ir até uma agência de uma instituição financeira onde recebem os benefícios, ou a uma unidade de gestão, portando sua carteira de identidade.

Após a regularização de sua situação, os valores serão depositados e efetivados na primeira folha de pagamento disponível para a inclusão. Se houver uma moléstia grave ou algo que impossibilitar a locomoção do aposentado ou pensionista, será necessário pedir uma visita técnica para a comprovação de vida do titular do benefício.

Pagamento provisório

Neste caso, o INSS seguirá com o pagamento provisório do servidor inativo ou pensionista, até que se faça a visita técnica em sua residência. Estas informações estão presentes no edital publicado pelo INSS no Diário Oficial da União (DOU). Portanto, os interessados devem ficar atentos às datas para evitar quaisquer problemas.

Em conclusão, o INSS já divulgou seu calendário para o pagamento de aposentadorias e pensões para o mês de outubro. Cerca de 37 milhões de segurados devem receber os benefícios. Os depósitos terão início no dia 25 deste mês e seguem até o dia 8 de novembro para quem recebe até um salário mínimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.