Rotina de estudante: Dicas para uma boa rotina

Estabelecer uma boa rotina de estudante não é tarefa fácil. Isso exige muita dedicação e esforço na hora de organizar as demandas diárias, por exemplo. Por isso, neste texto nós elencamos uma série de dicas que podem ajudar você na hora de criar uma rotina promissora. Esperamos que este conteúdo seja útil. Confira!

Dicas para montar uma boa rotina de estudante

A rotina de estudante precisa ser relativamente regrada. Isto é, tenha o cuidado de não agir de uma forma aleatória. Dito de outro modo, saiba qual o melhor horário para estudar e faça com que ele seja sempre investido para a sua aprendizagem. Caso contrário, a falta de horário e “regras” pode acabar proporcionando a temida procrastinação.

Com isso em mente, veja as nossas ideias abaixo:

1. Descubra o seu momento mais produtivo

Você sabe qual é o seu horário mais produtivo? Se ainda não sabe, está mais do que na hora de descobrir, não acha?

Todo mundo tem aquele período do dia que se sente mais disposto para estudar/trabalhar. Saber qual é esse momento pode lhe ajudar a montar uma rotina de estudante de sucesso.

Porém, como descobrir? Você deve testar diversos horários. Tente de manhã, depois, em outro dia, de tarde, e por fim, de noite. Até de madrugada você pode testar.

O importante é praticar o autoconhecimento e descobrir qual o melhor horário para aprender e absorver mais informações. A partir desse conhecimento, estabeleça um horário fixo para os seus estudos.

2. Prepare o seu ambiente de estudos

O seu ambiente de estudos também faz parte da sua rotina, sabia? Isso significa que o ideal é que você separe um cantinho da sua casa ou do seu quarto para estudar todos os dias.

Dessa forma, sempre que você se dirigir para esse espaço, o seu cérebro “entenderá” que é o momento de estudar. Logo, a concentração pode vir a ser mais aflorada.

3. Saiba o que precisa ser aprendido

Você sabe quais são os conhecimentos que precisa adquirir, de fato? Ou não possui nenhum tipo de objetivo de aprendizagem? Pense sobre isso.

Ao ter uma visualização concreta do que deve ser aprendido, você tem a chance de desenvolver um cronograma mais consistente.

4. Monte um cronograma estruturado e possível

De acordo com o que você assinalou que precisa aprender, comece a montar o seu cronograma.

Analise quanto tempo você precisará para cada atividade específica. Em cima disso, estabeleça prazos consistentes para cada atividade.

Não tente criar prazos muito apertados e que possam ser difíceis demais de serem cumpridos. Respeite sempre os seus limites na hora de criar uma rotina de estudante, ok?

5. Faça pausas durante os estudos

Procure fazer pausas durante os seus estudos. As pausas devem fazer parte da sua rotina, uma vez que elas garantem que o seu cérebro não fique saturado do que está sendo estudado. Por isso, inclua pausas de 5 minutos a cada 1 hora de estudo, mais ou menos (descubra o melhor período de estudo/pausa para você, testando).

Dessa forma você conseguirá estabelecer uma rotina muito mais equilibrada e sadia.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.