O que fazer quando se sentir emocionalmente abalado no trabalho?

Independente do motivo pelo qual você possa estar se sentindo emocionalmente abalado no trabalho, a verdade é que a maior parte das pessoas já se sentiu assim algum dia. Afinal, o trabalho pode ser muito importante para nós, e isso significa que quando alguns impasses aparecem, as nossas emoções podem ficar abaladas.

Porém, nem tudo precisa estar perdido quando nos sentimos dessa forma. Algumas ações e até simples mudanças de perspectivas podem ser válidas para lidar com este momento.

Pensando nisso, trouxemos alguns apontamentos que podem vir a ser relevantes em algumas situações. Acompanhe.

O que fazer quando se sentir emocionalmente abalado no trabalho?

O primeiro ponto que devemos destacar é o de que não existe uma forma de simplesmente “apagar” as emoções. Embora algumas atitudes possam nos ajudar a lidar com as dificuldades, a verdade é que as emoções ainda farão parte da nossa vida. Afinal, somos seres humanos, de carne e osso, e não robôs.

Muitas vezes, ter essa consciência pode ser uma excelente forma de compreender que está tudo bem não estar bem o tempo todo. Ninguém é feliz 24 horas por dia. Existem momentos de nossas vidas que são ruins, e isso é natural. São estes momentos que, muitas vezes, podem nos ensinar muitas coisas.

Por isso, considere esses apontamentos antes de tentar “arrancar as emoções” de dentro de si. Não seja injusto com o que você sente. 😉

E considere, também, as sugestões que elencamos logo abaixo:

1. Procure afastar-se do gatilho emocional

No momento em que você se sentir emocionalmente abalado no trabalho, procure afastar-se do gatilho do problema. Se for possível, dar uma pausa para “respirar” é interessante.

Se for durante uma conversa, não sinta medo de pedir licença e expor o fato de que você deseja conversar sobre isso mais tarde. Respeitar os seus limites é essencial.

2. Analise a situação quando estiver mais equilibrado

Tentar resolver problemas quando tudo parece “perdido”, talvez não seja o melhor caminho. Por isso, considere a possibilidade de retomar determinada situação apenas quando se sentir mais equilibrado e tranquilo.

3. Não aceite demandas em excesso

Muitas vezes, as pessoas se sentem emocionalmente abaladas no trabalho por aceitarem uma carga de atividades acima do que podem cumprir. Cuidado!

4. Converse com alguém que possa lhe ajudar a resolver a situação

Que tal conversar com algum colega ou até mesmo com o seu gestor? Se o seu time é unido, é bem provável que quem está ao seu lado lhe dê apoio nesse momento difícil.

5. Viva as suas dores e os seus “lutos”, dentro do seu tempo

Não tenha medo de chorar, sentir dores ou viver as suas “tristezas” ao se sentir emocionalmente abalado no trabalho. Respeite o seu momento e permita-se elaborar o que está sendo vivido. Isso pode ser valioso.

6. Cuide da sua saúde mental para além do trabalho

A psicoterapia, o autoconhecimento e os bons hábitos também ajudam a lidar melhor com aquelas situações nas quais nos sentimos muito abalados emocionalmente. Considere isso como uma dica para a vida como um todo.

Afinal, colocar-se em primeiro lugar, respeitando os seus limites e cuidando da saúde, são formas interessantes de estabelecer mais qualidade de vida no trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.