Resumão para estudar sobre a história de São Paulo

São Paulo é a maior cidade da América Latina, ultrapassando a segunda colocada Cidade do México por alguns milhões de habitantes. Possui uma longa e interessante história, inclusive servindo como base para os infames bandeirantes.

Fundação

O primeiro colonizador europeu na área foi João Ramalho, um marinheiro português que naufragou. Foi o primeiro a explorar a região da atual São Paulo. Como muitas cidades do Brasil, São Paulo foi fundada por Missionários Jesuítas.

São Paulo dos Campos de Piratininga foi fundada em 1554 com a missão de converter os indígenas ao catolicismo. Em 1556–1557, os Jesuítas construíram a primeira escola na região.

A cidade estava estrategicamente localizada, estando entre o oceano e as terras férteis a oeste, e também às margens do rio Tietê. Tornou-se cidade oficial em 1711.

Bandeirantes

Nos primeiros anos de São Paulo, tornou-se a base dos Bandeirantes, que eram exploradores, escravizadores e garimpeiros que exploravam o interior do Brasil.

Neste canto remoto do Império Português, não havia lei, então homens implacáveis ??explorariam os pântanos, montanhas e rios inexplorados do Brasil levando o que quisessem, fossem nativos para escravizar, metais preciosos ou pedras.

Alguns dos bandeirantes mais implacáveis, como Antonio Rapôso Tavares (1598-1658), iriam até demitir e queimar missões jesuítas e escravizar os índios que ali viviam.

Os bandeirantes exploraram grande parte do interior brasileiro, mas a um custo alto: milhares, senão milhões de nativos, foram mortos e escravizados em seus ataques.

Ouro e açúcar
O ouro foi descoberto no estado de Minas Gerais no final do século XVII, e explorações subsequentes descobriram pedras preciosas lá também. O boom do ouro foi sentido em São Paulo, porta de entrada para Minas Gerais. Parte dos lucros foi investida em plantações de cana-de-açúcar, que foram bastante lucrativas por um tempo.

Café e Imigração

O café foi introduzido no Brasil em 1727 e tem sido uma parte crucial da economia brasileira desde então. São Paulo foi uma das primeiras cidades a se beneficiar com o boom do café, tornando-se polo de comércio de café no século XIX.

O boom do café atraiu a primeira grande onda de imigrantes estrangeiros em São Paulo depois de 1860, a maioria europeus pobres (principalmente italianos, alemães e gregos) em busca de trabalho, embora logo fossem seguidos por vários imigrantes japoneses, árabes, chineses e coreanos. Quando a escravidão foi proscrita em 1888, a necessidade de trabalhadores só cresceu.

A considerável comunidade judaica de São Paulo também foi estabelecida nessa época. Quando o boom do café fracassou no início dos anos 1900, a cidade já havia se ramificado para outras indústrias.

Independência

São Paulo foi importante no movimento de independência do Brasil. A família real portuguesa havia se mudado para o Brasil em 1807, fugindo dos exércitos de Napoleão, estabelecendo uma corte real da qual governava Portugal (pelo menos teoricamente: na realidade, Portugal era governado por Napoleão ), bem como o Brasil e outras propriedades portuguesas.

A família real voltou para Portugal em 1821 após a derrota de Napoleão, deixando o filho mais velho Pedro no comando do Brasil. Os brasileiros logo ficaram irritados com seu retorno ao status de colônia, e Pedro concordou com eles. Em 7 de setembro de 1822, em São Paulo, declarou o Brasil independente e a si mesmo imperador.

Virada do século

Entre o boom do café e a riqueza proveniente das minas do interior do país, São Paulo logo se tornou a cidade e a província mais rica do país. Ferrovias foram construídas, ligando-o a outras cidades importantes.

Na virada do século, importantes indústrias estavam se instalando em São Paulo, e os imigrantes continuavam chegando. Naquela época, São Paulo estava atraindo imigrantes não só da Europa e da Ásia, mas também de dentro do Brasil: trabalhadores pobres e sem educação. o nordeste brasileiro inundou São Paulo em busca de trabalho.

Década de 1950, 60 e 70

São Paulo se beneficiou muito das iniciativas de industrialização desenvolvidas durante a gestão de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Durante sua época, a indústria automotiva cresceu e se concentrou em São Paulo.

Um dos operários das fábricas nas décadas de 1960 e 1970 era ninguém menos que Luiz Inácio Lula da Silva, que viria a se tornar presidente. São Paulo continuou crescendo, tanto em população quanto em influência. São Paulo também se tornou a cidade mais importante para negócios e comércio do Brasil.

São Paulo atualmente

São Paulo amadureceu e se tornou uma cidade culturalmente diversa, poderosa econômica e politicamente. Continua sendo a cidade mais importante do Brasil para negócios e indústria e ultimamente vem se descobrindo cultural e artisticamente também. Sempre esteve na vanguarda da arte e da literatura e continua sendo o lar de muitos artistas e escritores.

É uma cidade importante também para a música, pois muitos músicos populares vêm de lá. O povo paulista se orgulha de suas raízes multiculturais: os imigrantes que povoavam a cidade e trabalhavam em suas fábricas se foram, mas seus descendentes mantiveram suas tradições, fazendo de São Paulo uma cidade muito diversificada.

E então, gostou do artigo? Estude a história da cidade, pois pode cair em provas importantes!

Não deixe de ler também – Brasil Colônia: 5 filmes que abordam esse período

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.