Entenda a desconcentração industrial no Brasil 

O processo de desconcentração industrial no Brasil passou a acontecer quando a localização concentrada das indústrias e investimentos começou  a mudar. 

Ou seja, através de políticas públicas como a criação da Sudam (Superintendência de desenvolvimento da Amazônia) e da Sudene (Superintendência de desenvolvimento do Nordeste), ambas na segunda metade do século XX. 

Além disso, medidas autorizadas pelo Governo Federal aos governos estaduais e municipais oferecem benefícios fiscais com a presença de indústrias em suas regiões. 

Em síntese, através da Guerra Fiscal, estados e municípios travam uma batalha por meio da isenção de impostos e outros benefícios, visando a chegada de empresas em suas respectivas regiões. 

Essas medidas corroboram para uma maior dinamização das economias regionais, assim como aumenta a oferta de emprego em várias área do país. 

O processo de desconcentração industrial no Brasil poderá aparecer em diversos vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Principais causas da desconcentração industrial no Brasil

Dentre as principais causas da desconcentração industrial no Brasil, podemos destacar:

  • Políticas públicas visando a interiorização do território, sobretudo após a segunda metade do século XX
  • Investimentos em infraestrutura e transporte em alguns locais mais afastados das grandes metrópoles 
  • Acirramento da Guerra Fiscal, corroborando para competitividade entre os estados brasileiros em busca da atração de indústrias 
  • Oferta de terrenos e construção de áreas industriais e tecnopolos em municípios que antes não possuíam tais investimentos 
  • Mão de obra qualificada e mais barata no interior do país 
  • Desgaste das áreas densamente industrializadas, corroborando para o aumento da poluição do ar, problemas de mobilidade urbana como o trânsito caótico, assim como aumento dos custos de mão de obra, entre outros fatores. 

O processo de desconcentração industrial no Brasil possui vantagens e desvantagens, tendo em vista que a mudança industrial pode impactar positivamente algumas áreas e negativamente outras. 

Afinal, nas áreas em que a indústria se instala, ocorre a geração de emprego, serviços e comércios em locais onde até então não eram desenvolvidas economicamente. 

Tal medida, também acaba promovendo uma maior democratização em investimentos públicos. 

Em contrapartida, muitas pessoas perdem o emprego, além de gerar várias desvantagens econômicas em locais onde se registra a “Fuga de indústrias”. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a desconcentração industrial do Brasil?

Não deixe de ler também – Enem e vestibular: Entenda os tipos de industrialização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.