Resumo de texto: passo a passo de como fazer

Escrever o resumo de um texto é uma das maneiras de estudar o seu conteúdo e de registrar de os seus pontos principais. Ao reescrever ou resumir um texto, internalizamos com maior facilidade o seu conteúdo. Por isso, os resumo de texto é tão importante no dia a dia do estudante. Além disso, há professores que cobram o resumo de texto como atividade escolar ou acadêmica.

Por isso, apresentamos abaixo um passo a passo de como escrever um bom resumo, de modo que esse conteúdo sirva para o estudante realizar revisões sem precisar recorrer ao texto original. Confira!

Como fazer um bom resumo de texto?

Leia e releia o texto

Primeiramente, para escrever um bom resumo, você precisa ir além da leitura superficial. Leia o conteúdo do texto com atenção e, se preciso, releia o texto integralmente ou as partes que você teve maior dificuldade de compreender. Escrever um resumo exige que o estudante compreenda o texto em sua totalidade.

Destaque os pontos principais 

Durante a releitura, destaque os pontos principais do texto. Identificando e sublinhando as palavras-chave ficará mais fácil de escolher e organizar as informações que você deverá explorar no resumo. Por isso, destaque os conceitos, os dados relevantes, terminologias, etc.

Crie um esquema a partir das palavras-chaves

Após identificar os conceitos fundamentais e principais ideais do texto, crie um esquema a partir das palavras-chaves. Organize em uma sequência lógica, conforme os conceitos são apresentados no texto, o conteúdo mais relevante. O ideal é inserir as informações que são indispensáveis para a compreensão do assunto.

Escreva com as suas próprias palavras

Com o resumo esquematizado, escreva o texto em parágrafos curtos. Evite citações diretas e escreva com as suas próprias palavras. Busque explicar o que conteúdo da maneira como você compreendeu. Além disso, evite abordar mais de um conceito em um mesmo parágrafo para facilitar a compreensão. É preciso lembrar ainda que o resumo exige introdução, desenvolvimento e conclusão.

Releia e compare com o texto original

Releia o seu resumo e corrija possíveis erros de escrita, como pontuação inadequada ou falta de acentuação. Por fim, compare o seu resumo com o texto original e observe se as suas explicações estão afinadas e de acordo com as informações trazidas no texto. No resumo não cabe opiniões pessoais, apenas o conteúdo do texto original, com a opinião do autor sintetizada.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário!

Veja Dicas de Português: O uso dos “porquês”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.