Restituição do imposto de renda para quem não é obrigado a declarar; entenda

A Receita Federal já anunciou as regras para quem irá fazer a Declaração do Imposto de Renda de 2022, ano-base 2021. Para quem é obrigado a declarar, sempre fica a expectativa para receber a restituição do Imposto de Renda. Contudo, o que algumas pessoas não sabem é que quem não é obirgado a declarar o Imposto de Renda 2022 também pode conseguir a restituição. Nesse caso, a entrega pode ser feita fora do prazo e sem pagamento de multa.

 

Vai fazer a declaração? Confira: Divulgadas as datas para a restituição do Imposto de Renda

 

 

Você não é obrigado a fazer a declaração, mas quer saber se vale a pena declarar? Confira com a gente as situações em que declarar o Imposto de Renda mesmo não sendo obrigado a isso é vantajoso:

 

Quando se teve imposto retido no ano-base 2021

A regra principal para quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2022, ano-base 2021  se o contribuinte recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. Contudo, se você não recebeu todo esse valor, mas teve algum tipo de retenção do Imposto de Renda tais como, por exemplo, pagamento de férias você pode fazer a declaração e ter a restituição de volta o imposto pago.

 

Veja quem deve declarar o imposto de renda

 

Quem for fazer financiamento

Quando se vai fazer um financiamento bancário, em geral os bancos exigem do cliente a reclaração de Imposto de Renda. Ele é importante para quem deseja pedir empréstimo ou financiamento imobiliário.

Nesse caso, se você pretende fazer um financiamento mas não tem imposto a receber é importe apresentar a declaração de Imposto de Renda justamente para ter em mãos o documento para apresentar ao(s) bancos(s) a que irá pedir o empréstimo.

Quem faz a declaração comprova a renda ou mesmo que não possui bens. Nesse caso, é possível pleitear até mesmo financiamento pelo SFH (Sistema Financeito de Habitação).

 

Para tirar visto para viajar ao exterior

Costuma-se solitar a declaração do Imposto de Renda para a emissão de visto para viagens ao exterior..

A ideia é que a declarção sirva como documento demonstrativo da condição financeira do viajante para custear a viagem e mesmo mostrar os vínculos que ele tem com o país.

 

Veja também: Auxílio emergencial deve ser declarado no Imposto de Renda

 

Se você não é obrigado a declarar o Imposto de Renda não paga nenhuma multa por atraso

Essa é uma vantagem que o contribuinte desobrigado da entrega tem em relação aquele que é obrigado.

O prazo final para a entrega da declaração é 23h59min59s do dia 29 de abril de 2022. Aqueles que são obrigados à declaração, se passarem dessa data para entregar o documento terão que pagar multa. Quem não precisa declarar o Imposto de Renda, mas quer fazê-lo pelos motivos listados acima, se tiver algum problema que o impossibilite de fazer a declaração dentro do prazo, poderá fazer a declaração depois sem precisar pagar a multa.

As regras dizem que é possível enviar essa declaraçã no máximo de cinco anos após o ano referente à declaração. Ou seja, a declaração do IR 2022, que é referente a 2021, pode ser entregue até 2026.

 

Para mais informações sobre o Imposto de Renda veja também o site da Receita Federal clicando aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.