Vou me mudar, preciso fazer um novo Cadúnico? Entenda

De acordo com as informações oficiais, a ideia é que exista apenas um Cadúnico por família. Entenda a lógica

O Governo Federal está seguindo neste ano de 2022 com os pagamentos de dois dos seus principais programas assistenciais. Estamos falando aqui do vale-gás nacional e também do Auxílio Brasil. Apesar de serem projetos independentes, o fato é que eles possuem alguns pontos em comum. Entre eles está a questão da exigência do Cadúnico.

Até mesmo por isso, a curiosidade em torno desta lista do Governo Federal está crescendo muito nos últimos meses. De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente ainda tem dúvidas sobre esses pagamentos. Essas pessoas querem saber o que podem e o que não podem fazer dentro das regras desse Cadúnico.

Uma dessas dúvidas chegou pelas redes sociais. “Eu estou me mudando. Preciso fazer um novo Cadúnico?”, questionou ela. Essa é uma pergunta que pode ter duas implicações. E isso pode ser decisivo para resposta. Então é importante prestar atenção e definir qual é o tipo de mudança que você está falando.

Se o usuário do Auxílio Brasil vai se mudar com toda a sua família para um novo endereço, não é necessário fazer um novo Cadúnico. O Número de Inscrição Social (NIS) segue o mesmo. Então não vai ser preciso se preocupar. Em tese, ninguém vai perder o direito de receber o benefício apenas porque se mudou.

Mas neste caso, é preciso atualizar o Cadúnico que já existe. E para fazer isso, é preciso ir pessoalmente para o local indicado pela Prefeitura da sua cidade. De acordo com o Governo Federal não há chance alguma de fazer a atualização destas informações pela internet. É preciso ir em pessoa ao local.

Só eu me mudei

Agora imagine uma outra situação. Pense que apenas um integrante da família se mudou para um outro lugar. Neste caso, ele vai precisar de um novo Cadúnico, enquanto a família que ficou permanece no mesmo conceito normalmente.

Para os integrantes que permaneceram no mesmo local, é preciso fazer uma atualização. Eles precisam dizer que o número de usuários que moram na casa diminuiu. Afinal se sabe que uma pessoa deixou de morar sob o mesmo teto.

Para o indivíduo que se mudou, vai ser preciso fazer um novo Cadúnico. E aí o processo começa do zero mais uma vez. Ele vai ter que esperar o sistema atualizar e vai ter que aguardar a seleção do Ministério da Cidadania para entrar no Auxílio Brasil.

Conceito de família no Cadúnico

Muita gente acaba confundindo as informações porque ainda não entendeu realmente o conceito de família para o Cadúnico. Nesse caso, o Governo considera uma mesma conta apenas para as pessoas que moram sob o mesmo teto.

E aí não interessa se você é parente de sangue ou não. Se você mora, por exemplo, com um grupo de amigos, então o Cadúnico vai considerar que vocês são uma família. A conta da geração da renda per capita vai considerar apenas esses nomes.

Se alguém se muda, então essa pessoa deixa de ser da família para o Cadúnico. E aí ele não mais faz parte do cálculo da renda per capita daquele núcleo familiar específico. Pelo menos essa é a lógica até aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.