Reserva de Emergência e o Planejamento Financeiro

Dicas para viabilizar planejamento financeiro pessoal

Um planejamento financeiro pessoal pode viabilizar uma poupança em caráter de reserva de emergência, além de direcionar seus planos pessoais.  

Como direcionar um reserva de emergência?

A reserva de emergência ou reserva financeira, é um valor direcionado para situações não previstas. Sendo assim, é importante ter essa reserva para eventuais necessidades. 

No entanto, você pode começar um planejamento direcionado valores baixos, posteriormente, você pode aumentar os valores fixos para essa finalidade. Além disso, criar um hábito de reservar um valor, ainda que seja baixo, pode ajudar a não comprometer toda a sua renda, o que é fundamental para evitar futuros endividamentos. 

Tenha disciplina e autocontrole

Nem sempre é fácil ter autocontrole e disciplina para manter um planejamento financeiro. No entanto, são esses os pilares de seus novos hábitos, que podem ser muito benéficos em longo prazo. 

Além disso, ao direcionar valores mensais para uma reserva de emergência, você cria novas formas de se relacionar com o dinheiro, questionando seu hábito de consumo e analisando melhor a sua rotina. 

Dá para investir além da poupança?

Certamente, pois são inúmeras opções de investimentos para aumentar a rentabilidade da sua reserva de emergência. No entanto, para investir em outras opções, deve analisar todos os pontos. 

Todavia, caso deseje diversificar seus investimentos, comece por opções de investimentos de renda fixa, que facilitam o controle sobre o valor final do seu investimento ao final de determinado período.

Além disso, não acredite em promessas rápidas, investimentos precisam de tempo e paciência. Bem como, é importante saber lidar com as oscilações ocasionadas pela volatilidade do mercado. 

Analisar as opções é fundamental para direcionar seus investimentos 

Por todas essas vertentes, é importante que invista a sua reserva de emergência aos poucos, para que ganhe segurança e conhecimento para aumentar seus investimentos. 

Por isso, muitas pessoas investem no Tesouro Direto ou CDB, por exemplo, ao passo que ainda mantêm um valor na poupança. Isso depende do seu perfil como investidor e do seu objetivo, já que pode investir para a reserva de emergência, bem como, para outras objetividades. 

Direcionamento dos seus projetos pessoais e demandas imediatas amparadas 

Portanto, é importante que faça uma reserva de emergência de forma direcionada, dentro de um planejamento financeiro pessoal. Bem como, é importante que busque conhecimentos sobre o mundo dos investimentos. Certamente, fará diferença na sua qualidade de vida e objetivos em curto, médio e longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.