Relacionamento amoroso no trabalho: Como lidar com isso?

relacionamento amoroso no trabalho pode ser motivo para muitas dúvidas e questionamentos. Afinal, é possível manter um equilíbrio entre a relação amorosa e o ambiente de trabalho? Como lidar com as questões pessoais e profissionais neste sentido?

Se você se relaciona com algum colega de trabalho, saiba que você não é o único! Isso é muito mais comum do que você imagina. No entanto, para ajudar você e outras pessoas nessa posição, trouxemos algumas dicas que podem ajudar a ter uma rotina de trabalho mais fluída e produtiva, sem se deixar levar pelas questões amorosas no ambiente de trabalho. Acompanhe este conteúdo e entenda.

Como se portar diante de um relacionamento amoroso no trabalho?

Antes de qualquer coisa, é importante frisar que nenhuma empresa pode proibir que os seus colaboradores tenham relações amorosas entre si. É claro que pode existir uma política sobre as demonstrações de afeto no ambiente de trabalho, mas, é inconstitucional querer demitir alguém que se relaciona com um colega de trabalho, fora da empresa.

Entendido isso, vamos às dicas para ter um relacionamento amoroso no trabalho que não descumpra as regras da empresa:

1- Demonstrações de afeto não podem acontecer

Apesar de poder se relacionar (fora da empresa) com algum colega de trabalho, você não deve demonstrar afeto no ambiente corporativo. Ou seja, abraços afetuosos, beijos ou carícias explícitas estão fora de cogitação. Se os profissionais forem pegos agindo dessa forma, poderão ser demitidos por justa causa.

2- Precisa conversar? Mantenha-se prático

Se você precisa conversar com o seu parceiro no ambiente de trabalho, mantenha-se sempre focado no que precisa ser dito. Isto é, deixe de lado, mesmo que por alguns minutos, a relação de vocês dois e foque na praticidade da sua comunicação. Isso poupa tempo e mantém o equilíbrio do relacionamento amoroso no trabalho.

3- Não traga problemas de casa para resolver no trabalho

Cuidado com as conversas e o teor das mesmas! Jamais traga problemas do relacionamento para dentro do ambiente de trabalho. Novamente reiteramos a importância de ter uma comunicação prática e focada nas atividades cotidianas. Ademais, você deverá resolver os seus problemas fora dali.

4- Cuidado para não se sentir “protegido”

Se você se relaciona com o seu chefe ou superior direto, tenha ainda mais cuidado! Muitas vezes, ao viver um relacionamento amoroso no trabalho, as pessoas podem se sentir “protegidas” em seus empregos e, com isso, acabam agindo no piloto automático, de maneira desatenta e cometendo erros graves. Fuja disso e mantenha-se sempre em sua posição profissional.

5- Saiba exatamente qual é a política e as regras da empresa

Por fim, lembre-se de sempre estar por dentro da política da empresa sobre o relacionamento amoroso no trabalho. Isso lhe dará base para ter uma postura mais coerente com o que é apresentado pela corporação, diminuindo as chances de cometer equívocos que possam custar a sua carreira. Atente-se a isso e mantenha uma rotina de trabalho saudável e pautada em boas práticas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.