Entenda a relação entre ensinar e aprender e seja mais produtivo nos estudos

relação entre ensinar e aprender é muito forte. Quando ensinamos, aprendemos mais do que quando simplesmente lemos e assistimos à aula. Isso porque a arte de ensinar provoca insights, traz à luz novas ideias e dúvidas, e ainda compartilha conhecimentos de uma forma muito mais dinâmica e divertida. É por isso que ensinar algo lhe ajuda a se sair melhor nos estudos.

Ficou interessando em saber mais? Então leia este conteúdo até o fim e, quem sabe, explique-o para outra pessoa para fortalecer esse conhecimento em você. 😉

Entenda a relação entre ensinar e aprender e seja mais produtivo nos estudos

Como vimos acima, a relação entre ensinar e aprender é intensa, pois quando ensinamos algo, estamos aprendendo um pouco mais sobre aquele conteúdo e assunto.

Isso se deve ao fato de que há um fortalecimento nas conexões neurais, melhorando a memória e desenvolvendo estímulos que fortalecem o conhecimento. Além disso, a interação entre quem aprende e quem ensina faz com que o vínculo crie novos insights e novas dúvidas sejam sanadas.

Fortaleça as conexões neurais ao ensinar alguém

Saber como o nosso cérebro aprende é essencial para compreender a relação entre ensinar e aprender. De maneira sucinta, podemos dizer que o ato de repetir um conhecimento, especialmente por diferentes vias (lendo, assistindo, explicando, etc.) pode fortalecer a conexão neural, fazendo com que tenhamos uma maior capacidade de absorção do que foi aprendido.

Isso porque:

  1. O cérebro recebe o estímulo.
  2. Raciocina com a memória de longo prazo.
  3. Cria novas conexões para o que está sendo aprendido e, à medida em que essas conexões são estimuladas, passam a criar um fortalecimento entre o que está sendo aprendido e a memória de longo prazo.
  4. Assim, cria-se uma nova memória em sua mente.

E o processo de ensinar pode entrar na lista de atividades que melhoram esse processo de aprender algo novo.

Dê aula para si mesmo e melhore a memorização

Quando pensamos na relação entre ensinar e aprender, muitas vezes associamos esse processo com a atitude de um professor para com os seus alunos. No entanto, a sua capacidade de memorização pode ser melhorada a partir do momento em que você ensina para si mesmo.

Vale montar um plano de aula, usando um quadro para fazer anotações e gesticulando enquanto explica algo em voz alta. Assim, você pode se deparar com dúvidas e, no mesmo instante, fazer pesquisas na internet para saná-las. Acredite, isso vai impulsionar os seus resultados nos estudos de uma forma incrível!

Divirta-se e crie novos estímulos para o conhecimento

As suas “aulas” não precisam ser “chatas”. Você pode apostar na relação entre ensinar e aprender montando aulas divertidas e diferentes para si e para algum amigo. Vale apostar em conteúdos audiovisuais, danças, músicas, teatros, enfim. Quanto mais estímulos forem explorados, mais profundamente o conteúdo entrará em sua mente.

Ensine alguém e compartilhe dúvidas e insights

Por fim, aposte na relação entre ensinar e aprender para trocar ideia com alguém e assim compartilhar dúvidas e insights que ajudam na aprendizagem. Juntos, vocês poderão pesquisar por respostas mais precisas, além de fortalecer a memorização com as explicações entre si.

Experimente esse método de estudos e veja os resultados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.