Benefícios do ômega 3 para a memória – Conheça quais são

Os benefícios do ômega 3 para a memória relacionam-se com a melhora da aprendizagem, por conta do seu poder de acelerar as respostas cerebrais. Trata-se de uma gordura capaz de promover um efeito muito positivo em nosso cérebro, melhorando a nossa capacidade de memorização, raciocínio e, consequentemente, aprendizagem.

Abaixo explanamos mais informações sobre o ômega 3 e damos dicas de alimentos ricos nesse ácido gordo para que você o inclua em seu cardápio diário:

Benefícios do ômega 3 para a memória

Os benefícios do ômega 3 para a memória são inúmeros. É graças a esse ácido gordo que os nossos neurônios ficam mais nutridos e prontos para receptar novas informações e armazená-las de maneira efetiva.

Da mesma forma, o déficit de ômega 3 no organismo é capaz de desencadear problemas na concentração, foco, aprendizagem e memorização. Porém, nem todas as pessoas que sofrem com dificuldades de aprendizagem apresentam déficit de ômega 3, mas todas que possuem o déficit, deste ácido, apresentam problemas de concentração e raciocínio.

Com isso em mente, vamos à lista de vantagens desse ácido:

1- Possui efeito anti-inflamatório

O ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório capaz de manter as nossas células mais saudáveis e protegidas, e isso incluir as células cerebrais. Com isso, nossa capacidade de raciocínio e memorização pode ser impactada positivamente.

2- Aumenta a sensação de bem-estar

Estar “de bem com a vida” é primordial para garantir uma boa memorização e foco. Afinal, basta termos algum sentimento “ruim” para que não consigamos nos concentrar nos estudos. Sendo assim, um dos benefícios do ômega 3 para a memória é que este ajuda a desenvolver sensação de bem-estar, fazendo com que nos sintamos mais motivados.

3- Protege as células cerebrais garantindo seu funcionamento

Nosso cérebro é composto por 60% de gordura e, por conta disso, necessita de gorduras boas para manter suas células sempre bem protegidas, fortes e prontas para armazenar novas informações. Dessa forma, o consumo de ômega 3 é capaz de proteger a saúde do cérebro de maneira ampla, impulsionando o funcionamento das funções cerebrais.

4- Previne doenças neurodegenerativas

Além dos benefícios do ômega 3 para a memória, ele ainda é capaz de prevenir o aparecimento de doenças neurodegenerativas. Isto é, mantém a integridade do cérebro combatendo problemas como o mal de Alzheimer, por exemplo.

5- Controla o déficit de atenção e hiperatividade

Consumir ômega 3 diariamente ajuda a diminuir o déficit de atenção, a impulsividade e o descontrole diante das atividades cotidianas. Dessa forma, melhora o desempenho escolar e no trabalho, trazendo mais qualidade de vida para o sujeito.

Onde encontrar ômega 3?

Agora que você já conheceu todos os benefícios do ômega 3 para a memória, veja onde encontrar este ácido gordo para incluir em sua dieta:

  • Oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas.
  • Sementes de linhaça e chia.
  • Peixes de água fria, especialmente atum, salmão, sardinha, etc.
  • Suplementos de ômega 3.

No caso dos suplementos, procure conversar com o seu nutricionista para encontrar a quantidade adequada às suas necessidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.