Redação: O impacto das fake news

As provas dos vestibulares e concursos costumam abordar em suas questões assuntos que tenham relação direta com acontecimentos atuais relevantes. As fake news, que significam “notícias falsas” em português, são um tema que ganhou destaque recente no debate nacional. Desse modo, o tema pode aparecer nas provas de vestibulares.

A criação e divulgação de notícias falsas é um fenômeno social com raízes profundas e pode ser observado em diversos momentos da história antiga e moderna. No entanto, a internet e os meios digitais fazem com que essas informações sejam compartilhadas com milhões de pessoas em poucos minutos. 

Isso resulta em desinformação e corrompe a construção do pensamento crítico. Além disso, as fake news deturpam o jornalismo sério e criam um ambiente social instável. Boatos distorcidos podem induzir pessoas a tomar atitudes equivocadas colocando em risco a si mesmas e a terceiros.

Reduzir o impacto das fake news

O primeiro passo para combater as notícias falsas é obter informações em fontes confiáveis, como autoridades ou especialistas. Ao ler matérias na internet é importante também se perguntar quem a escreveu, quando a matéria foi publicada e qual o objetivo do texto.

Tenha em mente que você não deve compartilhar com terceiros boatos dos quais não há qualquer tipo de confirmação de veracidade.

Lembre-se de que as redes sociais não são fontes confiáveis. Portanto, é preciso questionar todo o conteúdo que temos acesso através delas. Ao consumir informações dos meios de comunicação tradicionais como revistas e jornais, leia a matéria completa e não apenas as chamadas. Manchetes sensacionalistas, por exemplo, podem induzir muitas pessoas a erros.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.