Citação direta e indireta: como citar segundo a ABNT

A citação é um dos mecanismos de escrita dos quais dispomos para expressar a ideia de um autor ou para indicar um conceito ou opinião de um determinado texto. Textos acadêmicos ou jornalísticos, por exemplo, muitas vezes exigem a citação de uma informação ou afirmação feita em textos publicados anteriormente com o objetivo de confirmar um argumento, de discutir ou explicar uma tese.

Nesse sentido, a citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. A citação pode ser direta ou indireta. A citação direta consiste na cópia literal de um trecho de outro texto, com a devida referência. Nesse sentido, basta transcrever parte de uma obra, tal qual foi escrito pelo seu autor.

Já a citação indireta é feita por meio de uma paráfrase, ou seja, consiste na menção de um texto por meio da reescrita de um trecho É quando usamos uma ideia expressa por um autor em um determinado texto, mas a explicamos com as nossas próprias palavras.

Ambos os tipos de citação devem ser devidamente referenciados. De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a citação direta e a indireta devem aparecer no texto de uma maneira diferenciada. Confira as regras!

Citação direta

A citação direta deve ser feita sempre de modo a destacar que aquelas palavras são de outro autor ou retiradas literalmente de outro texto. Desse modo, o texto transcrito deve vir acompanhado do sobrenome do autor, ano da publicação da obra e número da página (tudo separado por vírgulas).

Além disso, a ABNT determina que as citações que tenham até três linhas devem ser feitas entre aspas (” “). O nome do autor deve vir em letras maiúsculas, caso mencionado dentro dos parêntesis. Veja exemplos:

  • Segundo Bell Hooks (2020, p.37): Em análise retrospectiva da experiência da mulher negra escravizada, sexismo revela-se tão forte quanto o racismo como força opressiva na vida das mulheres negras.
  • Em análise retrospectiva da experiência da mulher negra escravizada, sexismo revela-se tão forte quanto o racismo como força opressiva na vida das mulheres negras” (HOOKS, 2020, p.37).

No entanto, quando a citação ultrapassar 4 linhas completas, as aspas são dispensadas, mas a citação deve ser inserida como um bloco justificado, de maneira destacada do texto, com recuo de 4cm à direta, sem adentramento de parágrafo, em espaçamento simples e em um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto (o mais recomendado é tamanho 10). Confira: 

citação direta

 

 

 

De acordo com as regras da ABNT, quando se retira uma parte de uma citação direta, é preciso indicar a supressão por meio de reticências dentro de colchetes […], como sinalizado nas linhas 3 e 4 do exemplo acima.

Citação indireta

A citação indireta, por sua vez, é feita sempre no meio do texto. Sendo assim, não aparece de maneira destacada e não exige aspas, já que não usa as palavras de outro autor. No entanto, exige a apresentação do autor, indicando que aquela ideia, pensamento ou direcionamento é de outro trabalho.

Por isso, ao fazer uma citação indireta, é preciso inserir uma chamada para o autor e para o ano de publicação da obra. Veja exemplos: “De acordo com Bel Hooks (2020)…”, “Conforme explica Le Coadic (2004)…”, “Mosé (2013) ressalta que…”. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Inep informa datas do Censo Escolar da Educação Básica 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.