Receita Federal libera nesta terça-feira (24) a 4ª parcela da restituição do imposto de renda

Nesta terça-feira (24), a partir de 10h, a Receita Federal liberou a consulta sobre o quarto lote de restituição do imposto de renda de 2021 (IRPF 2021). Este lote contempla também as restituições residuais de exercícios anteriores. O quarto lote acaba de ser liberado quase um mês após a liberação do terceiro lote.

O crédito bancário referente a este lote do imposto de renda será feito no dia 31 de agosto. Segundo a Receita, o valor das restituições será de RS 5,1 bilhões para 3.819.743 contribuintes. Sendo assim, desse total, R$ 273.252.487,49 são para contribuintes que têm prioridade legal, sendo que 8.185 contribuintes são idosos acima de 80 anos.

Os outros grupos de contribuintes se enquadram em outros critérios. Entre estes estão: 67.893 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.088 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda é composta por magistério.

Além disso, foram contemplados ainda 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16/08/2021. Portanto, estes foram os grupos contemplados no quarto lote da restituição do imposto de renda de 2021, é importante o contribuinte fazer a consulta da restituição, caso se enquadre em um destes critérios.

Como consultar o quarto lote da restituição do imposto de renda

Para saber se teve o quarto lote da restituição liberado, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet ou pelo aplicativo. Dessa maneira, é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal as informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

É possível acessar também o extrato da declaração ou ver se há inconsistências no processamento. Para isso, o contribuinte deve acessar a seção “serviço e-CAC” no site da receita. Caso haja inconsistências, é preciso fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

O depósito da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração do contribuinte. Além disso, se por algum motivo o crédito não for realizado, como por exemplo, se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá agendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil. Caso surjam dúvidas, o contribuinte pode ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Como saber em qual lote o contribuinte será restituído

Não há como saber em qual lote o contribuinte será restituído. No entanto, é importante ressaltar que quanto mais cedo entregar a sua declaração o contribuinte vai receber mais cedo a restituição. Por isso, é importante entregar a declaração do imposto de renda em dia.

O primeiro lote da restituição do imposto de renda levou em consideração os grupos prioritários como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria. Desse modo, após efetuar o pagamento a esses grupos prioritários, a ordem de entrega da declaração entra como critério para o pagamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.