Recebi o vale-gás em fevereiro. Vou receber em abril?

De acordo com o Governo Federal, próximos pagamentos do vale-gás nacional deverão acontecer no mês de abril

Os próximos repasses do vale-gás nacional deverão acontecer no mês de abril deste ano. O Governo Federal ainda não divulgou o número de pessoas que estarão na folha de pagamento. De acordo com o Ministério da Cidadania, esses dados ainda estão sendo levantados. Mas algumas dúvidas já podem ser tiradas.

Por exemplo, quem recebeu o vale-gás em fevereiro está garantido nos pagamentos do mês de abril? De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a resposta é não. A pasta afirma que há casos em que o cidadão que está dentro da folha de pagamentos do programa pode ser excluído entre duas liberações.

Mas calma. Ainda de acordo com a pasta, situações assim são incomuns e atingem apenas uma pequena parcela dos usuários. De modo que um cidadão que recebeu o vale-gás no mês de fevereiro, possui grandes chances de ser novamente contemplado com o benefício também em abril. Isso porque ele já está inserido na folha de pagamentos.

É importante lembrar que independente desta situação, o cidadão não precisa se preocupar com nenhum tipo de renovação do perfil para seguir com o recebimento do vale-gás. O Ministério explica que a renovação dos pagamentos para os usuários que já estão dentro da folha de repasses acontece de forma automática.

O Governo lembra ainda que não envia nenhum tipo de solicitação de renovação de perfil por nenhum canal. Então, caso você receba uma mensagem afirmando que é preciso clicar em algum link para renovar o vale-gás ou até mesmo o Auxílio Brasil, não clique, pois se trata de um golpe.

Quem pode receber o vale-gás

De acordo com o Governo Federal, os pagamentos do vale-gás nacional têm como foco ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social no processo de compra do botijão de 13 kg. Este é um item que subiu de preço nos últimos meses.

Podem receber o vale-gás as pessoas que possuem cadastro ativo no Cadúnico. Além disso, é preciso ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Para este ano de 2022, nós estamos falando de um limite de R$ 606.

Além deste público, o projeto original do vale-gás fala em realizar os pagamentos também para as pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Preferências

Ao todo, pouco mais de 24 milhões de brasileiros se encaixam nessas regras do Governo Federal. No entanto, é importante lembrar que desse público, apenas pouco mais de 5 milhões estão na folha de pagamento atualmente.

O Governo Federal argumenta que não pode pagar o benefício para todos os usuários que possuem o direito ao projeto por uma questão de espaço no orçamento. Neste primeiro momento, apenas os usuários do Auxílio Brasil conseguem receber o vale-gás.

De qualquer forma, o Governo garante que conseguirá aumentar o número de usuários do vale-gás nos próximos meses. A expectativa é de que esse processo de elevação aconteça também nas liberações de abril.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.