Recebi Auxílio Brasil em novembro, estou confirmado no Vale-gás?

Muita gente que recebeu o Auxílio Brasil em novembro quer saber se está garantido na primeira rodada do vale-gás em dezembro

O Governo Federal deve começar dentro de mais alguns dias os pagamentos do seu Vale-gás. O programa, que tem autoria do Congresso Nacional, deve atender cerca de 5 milhões de brasileiros já a partir deste mês de dezembro. Com a proximidade dos repasses, muita gente está criando dúvidas sobre os projetos.

Uma dessas questões muito comuns é sobre o público que vai poder receber esse benefício. Afinal de contas, as pessoas que receberam o Auxílio Brasil em novembro, estão garantidas no vale-gás deste mês de dezembro? Eles terão que fazer algum tipo de inscrição para poder entrar no projeto?

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões de brasileiros receberam o Auxílio Brasil em novembro, o primeiro mês de pagamentos do benefício. Todas essas pessoas estavam recebendo o antigo Bolsa Família até o final do último mês de outubro. Ninguém mais entrou.

Segundo fontes de dentro do Palácio do Planalto, o público que recebeu o Auxílio Brasil não está garantido no vale-gás. Mas eles terão uma chance de pegar o dinheiro. Aliás, eles serão os únicos que poderão tentar entrar no projeto. Ninguém além deles vai conseguir usar essa quantia neste primeiro momento.

Vale lembrar que quando se fala em público do Auxílio Brasil, não se considera aqui apenas os que receberam em novembro, mas também aqueles que devem entrar no programa agora neste mês de dezembro. Esses brasileiros irão poder acumular os dois benefícios de uma vez. Pelo menos é o que se sabe até aqui.

Por que isso vai acontecer?

Como o Governo Federal não tem espaço o orçamento para todo mundo, então eles decidiram criar regras dentro das já existentes regras do programa. Assim, eles conseguem diminuir o tamanho do público que vai receber o projeto.

De acordo com as informações oficiais, essa vai ser a lista de preferências

1 – Fazer parte do Auxílio Brasil
2 – Ter a menor renda per capita
3 – Ter a família com a maior quantidade de membros

Perceba que essas não são regras fechadas. Elas apenas serão usadas como critério de desempate até que o Governo chegue no número de usuários que deseja para fazer esses pagamentos.

Exemplo:

Imagine que duas famílias estão disputando uma vaga. As duas fazem parte do Auxílio Brasil. Então há um empate. Neste caso, o Governo vai para a segunda métrica, que é a renda per capita. Se for igual, aí a análise vai para o terceiro ponto.

E é somente aí que entra a questão do número de integrantes da família. Fica no projeto aqueles que possuem uma casa com mais gente para alimentar. Esse critério só vai ser usado em caso de empate nos dois anteriores.

Vale-gás

O Vale-gás é um projeto de autoria da bancada do PT no Congresso Nacional. O benefício em questão prevê o pagamentos bimestral de uma ajuda em dinheiro para as pessoas que fazem parte do programa em questão.

A ideia é amenizar o sofrimento das famílias que não estão conseguindo comprar o botijão de gás neste momento. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, os preços deste item dispararam nos últimos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.