Cresce busca por cursos de especialização durante a pandemia

A procura de profissionais por cursos de especialização aumentou durante a pandemia de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Semesp. Em 2021, o número de estudantes de pós-graduação chegou a 1,3 milhão.

Em comparação com o número de alunos fazendo cursos de especialização em 2019, antes  da pandemia da covid-19, o número representa um crescimento de 4,8% em 2021.

De acordo com Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, tal crescimento é muito positivo. “Houve um desempenho muito bom, isso porque teve muita gente que ficou desempregada ou teve contrato de trabalho suspenso. Essas pessoas foram buscar uma especialização no formato de aulas remotas, [algo] que combina bem com esse púbico de pessoas mais velhas. É uma forma de aumentar o grau de empregabilidade”, afirmou.

Para ele, o formato das aulas remotas foi atrativo para os profissionais porque não exige deslocamento. Nesse sentido, Capelato explica que “o formato híbrido ficou mais forte, tem maior apelo” nesse contexto de pandemia.

Entre 2019 e 2020, houve uma redução de 1,7% no número de alunos de mestrado e doutorado devido ao estabelecimento do ensino remoto emergencial. No entanto, em 2021, o número de estudantes cresceu consideravelmente. O aumento foi de 18,1%.

Os dados do Semesp apontam ainda que nos cursos de especialização há a predominância de alunos de cor branca. São 716 mil estudantes brancos, o equivalente a 60% do total. Neste ano, 48% dos estudantes de graduação são pretos ou pardos. Na pós-graduação lato sensu o índice de alunos pretos e pardos é de 38%.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022 para atender ao novo ensino médio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.